Ômega 3 pode ajudar a combater a obesidade e manter o peso


Ômega 3

Consumo de ômega 3 pode ajudar a combater a obesidade e manter o peso!

Diversos estudos defendem que o agravamento da obesidade está relacionado a condições inflamatórias do organismo, trazendo várias disfunções associadas à doença.

Entre esses distúrbios está a inflamação do hipotálamo, região cerebral sensível aos sinais da insulina e da leptina, que são hormônios atuantes, respectivamente, no controle do nível de açúcar (glicose) no sangue e na regulação da saciedade.

Dessa forma, essas pesquisas indicam que o sobrepeso excessivo leva, automaticamente, ao acúmulo de glicose na corrente sanguínea (hipertrigliceridemia), aumentando também o risco para enfermidades como diabetes e hipertensão, além de favorecer a manutenção de uma alimentação exagerada e, por consequência, nutricionalmente desequilibrada.

Do mesmo modo, o colesterol alto, causado normalmente pela ingestão demasiada de gorduras saturadas e trans, nocivas à saúde, também é relatado comumente entre pessoas obesas.

Mas segundo a Ph.D e consultora científica de OmegaPURE, Dra. Maria Inês Harris, apesar de tantas comorbidades, a ciência também aponta uma alternativa relativamente mais saudável e moderada aos métodos tradicionais para ajudar na redução dos fatores ligados à obesidade.

Trata-se do consumo de ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA) altamente purificados. "Por inibir a progressão da neuro inflamação, beneficiando o sistema nervoso, essas gorduras insaturadas podem ser muito eficazes nos quadros de obesidade", afirma a especialista.

De acordo com a Dra. Maria Inês, o consumo de ômega 3 traz benefícios tanto à saúde quanto a estética para pessoas com sobrepeso.

"O nutriente aumenta a síntese de uma proteína das células, chamada PPAR-gama, que ajuda a transformar o açúcar em energia antes que ele se acumule no corpo, auxiliando na estabilidade dos níveis de insulina.

Além disso, ele também contribui para a redução dos triglicerídeos e aumento da leptina circulante, o que colabora para a contenção do apetite", explica.


Ômega 3


Reforçando a atuação dos ácidos graxos EPA e DHA no controle de peso, uma revisão baseada em estudos clínicos e com animais, publicada no The European Journal of Clinical Nutrition, também observou o aumento nos níveis de leptina associado ao consumo de ômega 3 em indivíduos obesos, evidenciando a melhora na relação fome x saciedade.

De acordo com os pesquisadores, a constatação indica a eficácia do nutriente para ajudar não apenas na reversão da obesidade, mas, inclusive, a evitar o reganho de peso após submissão a uma dieta restritiva.

Outra pesquisa, realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, chegou à mesma conclusão.

O estudo buscou relacionar os impactos de dois planos alimentares de baixa caloria na perda de peso e saúde de 32 pessoas, que foram divididas em dois grupos, sendo apenas um deles submetidos a três medidas semanais de ingestão rica em ômega 3.

De acordo com os resultados, além dos níveis de colesterol, triglicérides, insulina e leptina relativamente melhores, o grupo que consumiu os ácidos graxos também emagreceu mais ao fim do experimento.

Ômega 3

Como pessoas obesas podem consumir ômega 3?

O ômega 3 deve ser incluído na dieta de pacientes com obesidade a partir da prescrição de um nutricionista.

Embora essas gorduras insaturadas possam ser obtidas através da alimentação rica em peixes marinhos como salmão, sardinha, atum e cavala, nesses encontra-se também ômega 6 numa proporção aproximada de 30% de ômega 3 para 60% de ômega-6 (1:2).

Dessa forma, a alimentação não corrige o desequilíbrio na dieta típica do brasileiro (da ordem de 1:20) e cuja proporção deveria ser da ordem de no máximo 1:5.

"Já o uso de suplementação com produtos contendo EPA e DHA purificados, como OmegaPURE, que apresenta 90% de sua composição desses ácidos graxos, e sem a presença ômega-6, auxilia de forma mais eficiente na reposição adequada de ômega-3", finaliza a Dra. Harris.



Sac da Biobalance

Fone: 0800-771-8438


Bjinhos e até a próxima!

                                                                        


*Imagens retiradas do Google!

25 comentários:

  1. bem bacana esse post super completo sobre esse item super importante pra complementar nossa saude

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Não sabia que ômega 3 pode ajudar com relação ao sobrepeso.
    Vou passar a tomar então.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. eu estava lendo uma matéria sobre o omega 3. eu achei bem interessante, minha mãe comprou e toma, mas eu só não gosto do cheiro dele . é ruim rsrsrs . Mas o benefício é ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que o Omega3 poderia ser um ótimo aliado para combater a obesidade. A única coisa que eu sabia era sobre os benefícios para a memória. Parabéns pelo post super detalhado <3 Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Sim, o ômega 3 é um importante aliado na redução de colesterol e melhora nos quadros de doenças inflamatórias.

    ResponderExcluir
  6. eu sempre tive muita curiosidade de tomar omega 3 mais nao sei si tem uma idade indicada para isso adorei saber mais sobre

    ResponderExcluir
  7. Olááá! Que post bacana, de utilidade pública <3 haha. Graças à Deus eu não sofro desse problema, mas infelizmente minha mãe sim, irei passar a dica pra ela. Adorei conhecer seu blog, beijos!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Que interessante :D eu não sabia. O ômega 3 é maravilhoso e tem muito benefícios ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá!O ômega 3 é excelente mesmo,tem inúmeros benefícios,já faz seis anos que tomo diariamente ele ajuda bastante nas doenças inflamatórias,tenho artrite reumatóide e ele me ajudou bastante.
    Excelente post!Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  10. Quando ouço falar em ômega 3 só lembro da minha mãe rs Ela ama essas coisas...
    Muito útil a sua publicação, adoro postagens que realmente trazem algo que vá nos ajudar no dia a dia.
    Você escreve muito bem, parabéns e abraços!!

    ResponderExcluir
  11. O primeiro problema é imaginar que ao fazer um regime, que vamos privar de comer,a manutenção do peso é é aparte mais difícil, eu já emagreci estou engorda novamente adores suas dicas.....

    ResponderExcluir
  12. Que dica interessante, eu não sabia que o ômega 3 ajuda no controle do peso. Sabia dos outros benefícios, mas esse é novo para mim! Seu post é de grande ajuda, adorei. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Quanta informação bacana sobre o omega 3, eu realmente não sabia da maioria das coisas que voc~e trouxe no seu post, foi bem informativo! Bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  14. Desde pequena ouço falarem do ômega 3, mas nunca soube desse benefício. Ele parece ser muito bom. Beijos 💋

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Muito interessante e útil esta postagem, eu realmente não sabia deste benefício. Adorei!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sempre ouvi falar bem do ômega 3 e das vantagens de se comer peixes por causa dele, mas não sabia que poderia ajudar no sobrepeso!! Muito interessante e uma forma boa de cuidarmos mais da nossa saúde né? Vou marcar uma nutri pq preciso demais *-*

    ResponderExcluir
  17. Eu não sabia dessas propriedades do omega 3, arrasou demais na dica!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda, tudo bem?

    Gostei muito do seu post, pois ele nos permitiu saber mais sobre o Ômega 3 e sobre as suas vantagens para as pessoas. Adorei saber que o ômega 3 pode auxiliar na luta contra obesidade. Post ótimo e simplesmente maravilhoso!

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Que interessante! Não sabia dos benefícios do Ômega 3. Como não tenho dinheiro pra Nutri, vou tentar comer mais peixe rs.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia os benefícios do Ômega 3 no combate a obesidade... É bom saber, mesmo que eu não precise me preocupar com isso. Conhecimento nunca é demais.

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Que post mais interessante. Não conhecia os detalhes sobre o Omega 3. Sempre vejo as pessoas indicando mas não sabia sua utilidade. Bom saber que auxilia na diminuição de peso. Gostei de aprender um pouco mais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Dica maravilhosa, ômega 3 só traz benefícios a saúde....
    Não sabia que ajudava no emagrecimento!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Que interessante! Eu não fazia ideia disso, apesar de sempre escutar falar em ômega3. Post super esclarecedor! Bjks!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  24. Adorei a matéria sobre o Omega 3,eu uso em casa e sei dos seus benefícios para a saúde.Muitos das informações sobre emagrecimento beu não sabia,achei muito bacana!!Grande Beijo!!

    ResponderExcluir
  25. Acho muito legal esses posts em que a gente aprende mais sobre saúde. Não sabia nada sobre ômega
    3 e com certeza vou passar essas informações pra muita gente que conheço.

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.