Chás da estação, saiba aproveitar seus benefícios no inverno


Chás da estação

Chás quentinhos são muito bem-vindos quando cai a temperatura e o friozinho começa a chegar!

O chá tem desfrutado de uma popularidade de longa data, sendo a bebida mais consumida por séculos, e com razão. 

Hoje os chás são uma das bebidas mais consumidas no mundo. 

É feito tradicionalmente com a infusão de folhas em água quente e conhecido por oferecer diversas vantagens à saúde.

Os cientistas apenas recentemente descobriram os compostos benéficos dos chás, mas as pessoas em geral têm percebido suas propriedades relacionadas ao metabolismo desde a sua criação. 

Para aproveitar melhor as vantagens terapêuticas que os chás fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo. 

Preste atenção na hora do preparo, desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro de água ou duas colheres de chá para cada 250 ml de água. 

Coloque na caneca a erva de sua escolha e coloque a água quente e abafe por três a cinco minutos e depois coe seu chá. 

Você pode conservar seu chá armazenado por algumas horas numa garrafa térmica, mas em hipótese alguma reaqueça o seu chá, porque se você fizer isso parte de suas propriedades serão perdidas. 


Chás da estação


Vamos conferir agora os benefícios e propriedades de alguns chás para auxiliar na escolha do seu preferido!

Chá branco ajuda a combater o envelhecimento

Um dos tipos de chás mais consumidos no mundo, o chá branco pode ser considerado uma deliciosa "fonte da juventude". 


Por ser um chá rico em nutrientes antioxidantes, a bebida é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer naturalmente o corpo. 

Com essa purificação do organismo seus benefícios refletem em todo corpo, a pele fica mais lisa e macia, as unhas mais fortes e os fios de cabelos mais volumosos e brilhantes.


Chá de Camomila é relaxante

O chá de camomila tem ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca.

O chá de camomila também é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante,

As pessoas que quiserem dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor.

Erva Cidreira é ótima para calmar


A erva-cidreira, de nome científico Melissa oficinalis, é calmante, diurética e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar e combater a retenção de líquidos.

O chá de Cidreira é também muito útil para combater o catarro, quando o chá  é associado ao limão.


Chá de maçã com canela

O chá de maçã com canela é super saboroso e além de tirar o frio naqueles dia de chuva, é ótimo para ajudar emagrecer, porque a canela age como termogênico.

O chá de maçã com canela é também antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.

Chá de Alecrim é ótimo para digestão

O chá de Alecrim tem ações antiespasmódica e anti-inflamatória, que são boas para cólicas renais e menstruais.

O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. 

Chá de Hibisco tem ação diurética 

O delicioso chá de hibisco é uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo, e ainda auxilia no emagrecimento.

Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.

Chá de erva doce é aromático e anti-stress

O aroma da erva doce é muito usado como forma de relaxante

O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá verde é desintoxicante

O chá verde é desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer.

O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. 

Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda emagrecer sozinho, sempre é preciso aliar a uma dieta equilibrada e fazer atividades físicas.



Chás da estação

Agora que você já ficou conhecendo um pouco mais sobre os benefícios dos chás para saúde, aproveite para usar e abusar nessa estação de um chá bem quentinho e saboroso!

Não tem nada melhor para aquecer do que um chá bem saboroso, aproveite nossa sugestão para fazer seu chá com infusão como explicamos acima, e desfrute das propriedades dos chá nessa estação.

Nos conte nos comentários o que achou das nossas sugestões de chás, e conte-nos qual chá que você costuma usar.


Bjinhos e até a próxima!






*Pesquisa e imagens retiradas do Google.

13 comentários:

  1. Oi Marisa, tudo bem?

    Adorei a saber essas dicas de chás e os seus usos para cada coisa, foi um post realmente útil. Não tenho o costume de fazer uso de chás constantemente, mas adorei as dicas. Vou começar a tomar!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. É muito raro eu tomar chá, porém, os meus preferidos são de camomila e erva doce, os outros eu não conhecia, mas achei interessante, o que cada um se trata.

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um apaixonado por chás e tenho até algumas plantas no meu quintal, como erva cidreira e hortelã, etc. Além de saborosos, também acredito que sejam muito benéficos para nosso organismo. No inverno nada melhor que um chá quentinho com biscoitos. Adore

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem? Amo chás inverno e verão, gostei de saber mais sobre seus benefícios . No momento tenho tomado bastante o chá de ibisco devido a retenção de líquidos.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã de chás gosto muito de tomar, e no inverno aprecio mais por causa do frio, muito bom ficar sabendo dos benefícios dos chás eles fazem bem a saúde. Já gostava de chá agora vou tomar mais, eu costumo tomar mais o chá de erva cidreira muito bom, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Um chá quentinho com esse friozinho é tudo de bom, eu adoro!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  7. Se tem uma coisa que amo tomar é chá! Bem quentinho e saboroso principalmente nesse tempinho frio. É relaxante e tbm calmante. Gosto dos beneficios dele e do acolhimento que ele nos dá.

    ResponderExcluir
  8. Adoro tomar uma xícara de chá quentinho nos dias frios, é uma ótima pedida! Além de saborosos os chás têm muitos benefícios, como foi citado no post. Gosto muito do de erva-cidreira, me ajuda a pegar no sono.

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso que você me clareou a mente! Eu adoro tomar um chazinho quente, mas sempre fazia com o sachezinho e não tinha ideia de como fazer com as ervas, ADOREI! Muito bacana esse post trazendo vários chás e seus benefícios, fiquei aqui curiosa com chazinho de maçã com canela, que delícia deve ser!

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa somos fãs de chá ,todos adoramos e neste friozinho não tem nada melhor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marisa, faço chás constantemente, mas lendo suas orientações, vi que estava fazendo da maneira errada (aferventando a erva). Gosto dos chás de erva doce, camomila, capim cidró!! A temperatura caiu, já faço o chá para tomar antes de dormir!
    PS: Vou seguir suas dicas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Que legal suas dicas, eu sou bem adepta dos chás, mas confesso que não sabia muito de suas propriedades. Um dos meus preferidos é erva cidreira, acho o cheiro e o sabor incrível. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Há muita literatura sobre o chá para a saúde, os japoneses bebem muito chá, dizem que o chá de ervas pode acalmar o sistema digestivo, adorei a explicação sobre o chá, alguns que eu não conhecia.

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.