Pós operatório

Cuidados que devemos ter no pós-operatório depois de qualquer procedimento estético!

Seguir as orientações para o período depois de uma intervenção estética é fundamental para garantir os resultados esperados e a sua própria segurança 

Seja uma lipoaspiração, uma abdominoplastia ou qualquer outro procedimento estético, as habilidades e a experiência do cirurgião são fatores determinantes para a obtenção dos resultados esperados, mas eles não são os únicos. 

Na verdade, o sucesso da operação começa bem antes dela, incluindo a motivação do paciente, suas características e condições de saúde e a real indicação do procedimento. 

Expectativas, indicações e cuidados 

Se um paciente tem expectativas irreais sobre os resultados, nem mesmo o melhor cirurgião plástico do mundo será capaz de executar um procedimento que deixe a pessoa plenamente satisfeita. 

Da mesma forma, é sempre preciso avaliar se as características físicas e de saúde do paciente permitem que a intervenção seja feita e ofereça um benefício verdadeiro. 

Ainda, é preciso que o procedimento escolhido realmente seja indicado para o caso. 

E mesmo que tudo isso seja devidamente considerado pelo cirurgião, os resultados do procedimento ainda dependem de um fator indispensável: os cuidados que o paciente terá em seu pós-operatório. 

Pensando nisso, conversamos com a Dra. Luciana Pepino, cirurgiã plástica há 16 anos, para entender mais sobre esse assunto: 

Quando as pessoas chegam ao seu consultório, a procura pela cirurgia é motivada pela pressão social de ter corpo perfeito ou por vontade de se sentir bem com o próprio corpo? 

“O sentir-se bem consigo mesma também envolve a aprovação do outro. A grande maioria procura melhorar a autoestima”, explica a Dra. Luciana. 

Dessa forma, o que podemos perceber é que a motivação não é apenas interna ou externa, mas sim dupla. 

O desejo de modificar uma parte do corpo deve partir da própria pessoa, e não de uma pressão alheia. 

Porém, a possibilidade de se sentir mais confortável diante do outro também faz parte dessa motivação. 

Se a pessoa não seguir os requisitos do pré-operatório, existe o risco da cirurgia não funcionar? 

“Existe o risco de complicar, gerando resultados insatisfatórios”, esclarece. Justamente por isso, é essencial que a pessoa siga todas as orientações de seu cirurgião, incluindo a realização dos exames e a adoção de cuidados pré-operatórios. 

Esses cuidados variam para cada pessoa, mas podem incluir medidas como perder peso, suspender a pílula anticoncepcional, abandonar o cigarro e as bebidas alcoólicas, fazer jejum, entre outros. 

Pós operatório


Para quem não é indicado realizar procedimentos cirúrgicos estéticos? 

“Se a questão é cirúrgica, os pacientes que não devem operar são principalmente os que não possuem condição de saúde adequada para o procedimento proposto”, explica a Dra. Luciana, esclarecendo que a saúde e a segurança devem estar em primeiro lugar. 

Um problema de saúde, como diabetes ou hipertensão, não vai obrigatoriamente proibir um procedimento estético, mas será necessário adotar alguns cuidados extras. 

Problemas mais sérios, que porém, podem inviabilizar a cirurgia plástica

“Se a questão são procedimentos estéticos não cirúrgicos que envolvem o uso de materiais, como preenchimento, os pacientes que possuem alergia aos componentes do produto sugerido para o tratamento não estão indicados”, complementa a cirurgiã. 

“Em ambos os casos, pacientes com expectativas irreais também não têm indicação de tratamento”, afirma a Dra. Luciana. 

Assim, o procedimento seria apenas mais um fator de frustração, e não uma solução. 

Você já se recusou a realizar alguma cirurgia em algum paciente? Por qual motivo? 

“Sim, por expectativas irreais e muitos por estarem muito acima do peso, já que isso aumenta consideravelmente as chances de complicações”, conta a cirurgiã, destacando que é essencial saber o que esperar de um procedimento. 

Quanto à obesidade, a Dra. Luciana também destaca que, muitas vezes, os pacientes veem na lipoaspiração e na abdominoplastia uma possibilidade de emagrecer, mas isso não é verdade. 

Primeiro, é preciso estar com o peso dentro da faixa saudável ou pouco acima dela. 

Quais são os principais erros que os pacientes cometem no pós-operatório e reportam a você? 

“Nos casos em que o pós-operatório não tem muita dor, é comum uma movimentação exagerada gerando deiscências (abertura dos pontos), seroma (acúmulo de líquidos) e hematomas e hemorragia”, revela a Dra. Luciana Pepino. 

“Isso muitas vezes leva a paciente novamente ao centro cirúrgico. 
Por isso, fazer a drenagem linfática na própria clínica com profissionais de confiança do cirurgião é a melhor opção. Frin
Pequenos erros podem ser corrigidos nestas drenagens sem prejudicar o resultado”, complementa. 

“O uso inadequado da cinta e do soutien cirúrgico também aparece na lista”, acrescentou a cirurgiã plástica. 

Os principais cuidados no pós-operatório 

As orientações que o paciente deve seguir no pós-operatório dependem do tipo de cirurgia.

Conforme mencionado pela Dra. Luciana, um dos principais cuidados é evitar a movimentação excessiva, pois isso pode ocasionar a abertura de pontos e prejudicar a cicatrização. 

No caso de cirurgias nas mamas, por exemplo, a paciente deve evitar erguer os braços acima da linha dos ombros. 

Já para uma rinoplastia, a questão não é a movimentação em si, mas sim evitar situações que possam gerar um trauma, como esportes que favorecem o contato físico. 

pós operatório


A importância do uso das cintas compressoras pós cirurgias

O uso da cinta compressora na lipoaspiração e abdominoplastia e do sutiã pós-cirúrgico depois de uma cirurgia de mamas também deve ser observado, pois eles ajudam a manter os tecidos em suas novas posições e facilitam a cicatrização. 

A drenagem linfática, como já explicado pela Dra. Luciana Pepino, é uma medida que também favorece a recuperação ao eliminar o excesso de líquidos e estimular a reabsorção de hematomas. 

Por isso, ela deve ser feita de acordo com a indicação médica. 

Outros cuidados gerais que os pacientes devem adotar no pós-operatório incluem uma alimentação leve, o repouso relativo e a proteção contra o sol, evitando a formação de manchas permanentes. 

Lembre-se de que os cuidados pré e pós-operatórios são parte do sucesso da sua cirurgia plástica, por isso eles devem ser seguidos à risca. 

Sempre esclareça as dúvidas com o seu cirurgião e compareça a todas as consultas antes e depois do procedimento.

Espero que tenham gostado das dicas com cuidados pós operatório, nos contem nos comentários a sua opinião, vou amar saber!

Colaboração de texto:
Luana Sudre.



Bjinhos e até a próxima!







*Imagens tiradas do Google.

17 comentários:

  1. mt bacana esse post, a gente precisa msm ter atenção pre e pós a esses procedimentos estéticos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. É fundamental saber os cuidados.
    big beijos
    luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post e suas dicas, nunca pensei em fazer nenhum procedimento estético, mas é muito importante seguir a risca esses cuidados!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz procedimento estético!
    Mas penso muito em fazer
    Achei seu post muito util , pois contém informações valiosas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu penso em fazer mas tenho receio,todo cuidado tem que ser tomado mesmo pós cirurgia, já vi muita amiga tendo que correr pro hospital por não se cuidar direito.

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem?! Adorei seu post. Concordo que temos que ter cuidados redobrados não apenas no pós operatório estético, mas em todos. Isso diminui é muito índices de complicações. Atuo na área da saúde.. E sei bem dos riscos que as pessoas se expõe quando não seguem as dicas do médico ou especialista.

    O uso de cintas é demais importante. Usei após a primeira gestão, não usei após a segunda devido ao imenso calor aqui no RJ no período e sei bem a "pancinha" que se formou.

    Em breve tenho algumas cirurgias a serem realizadas.. A primeira não é estética, mas as seguintes serão e pretendo seguir a risca todos os procedimentos indicados.

    Amei seu post.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  7. Achei a postagem muito completa e informativa! Já mandei o link para a minha mãe, porque em breve ela vai realizar um procedimento estético, então acho que pode ser muito útil ler essas informações.

    ResponderExcluir
  8. Postagem super esclarecedora. Antes de realizar qualquer procedimento estético é preciso pesar os prós e os contras e depois de realizada a cirurgia seguir à risca todas as recomendações médicas.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, trabalhar com procedimentos estéticos requer muitos cuidados... Acredito que o profissional capacitado deva pesquisar a fundo os reais motivos do paciente, às vezes, como você bem mencionou, são fatores puramente sociais que estão em jogo, talvez uma reflexão sobre o se aceitar fosse muito melhor que partir para modificações, não é mesmo?
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post falando sobre esse assunto que é tão importante para a pessoa saber mais da importância desses procedimentos estéticos, é super importante a pessoa saber mais profundo sobre os procedimentos estéticos, o artigo foi bastante esclarecedor vai ajudar muito, pois todo cuidado é pouco bjs.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post! Utilidade pública total, eu mesmo sempre desejei fazer alguns procedimentos estéticos, porém não tinha ideia de algumas coisas. Acho que parando para pensar é super importante o cuidado né? Tanto com nossa saúde física quanto mental, ao criarmos expectativas. Muito bom e esclarecedor em diversos aspectos. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Excelente post, com todas essas informações para quem vai passar por uma cirurgia estética. Os cuidados pós operatório são fundamentais para que o resultado seja ótimo. Tem pessoas que não levam a sério esses cuidados e depois reclamam do procedimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei o post!
    É necessário todo cuidado quando se trata de operações, sejam estéticas ou não. Eu acho fundamental ter esse tipo de conteúdo rolando por toda a internet, porque infelizmente ainda tem gente que não entende como tudo funciona e como será os pós. Arrasou!

    Beijos|| Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Realmente um post super enriquecedor para nós. Uma ótima cirurgia depende muito de um pós operatório adequado, seguindo tudo bem a risca para uma ótima recuperação e o sucesso da cirurgia.

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o post nos ajudando a entender mais sobre o problema pós-operatório. no começo é complicado. A fase de tratamento pós-operatório incidirá principalmente sobre calmante e cicatrização. Os procedimentos pós-operatórios são projetados para confortar e acelerar o processo de recuperação.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das dicas,eu já realizei drenagem linfática é realmente o resultado surge muito rápido.Cirurgia é algo muito sério precisa ser feita sem dúvidas e decidida com a pretensão que é uma alternativa que precisa de cuidados adicionais.

    ResponderExcluir
  17. O pós-operatório é algo delicado. Conheci uma pessoa que teve uma complicação e faleceu depois de um procedimento estético, muitos querem se submeter a procedimentos estéticos,mas nem sempre estão bem e acontece muitos problemas depois

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.