Anticoncepcional, saiba quais são os riscos para nossa saúde


Quais são os riscos do anticoncepcional para a saúde!


Olá amigas Proseiras, como vocês estão?

Vamos iniciar a semana proseando com dicas de saúde, nessas dicas de saúde vamos ver os riscos dos anticoncepcionais para a saúde feminina.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas
O anticoncepcional ou a pílula, como é popularmente conhecido, é um dos métodos mais utilizados no Brasil para evitar a gravidez.
O que muitas mulheres não sabem é que existem alguns riscos com o uso deste medicamento.
Anticoncepcional pode causar doenças?

Antes de mais nada é preciso dizer que, com acompanhamento médico e realizando o uso correto desse tipo de medicamentonão há riscos grandes em relação ao surgimento de problemas de saúde.
Porém, o mal uso da pílula pode deixar o corpo em risco para o surgimento de doenças muito sérias, por isso é muito importante conhecer cada doença para que o uso da medicação seja feito da forma correta.
Além disso, ao iniciar qualquer tratamento é necessário consultar um médico e evitar a automedicação. 
Vamos ver a seguir vamos ver algumas das doenças mais comuns de aparecerem com o mal uso da pilula anticoncepcional.
Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas

Anticoncepcional X tireoide

O hipotireoidismo não interfere na escolha do anticoncepcional.
Mas se a sua tireoide estiver muito desregulada, isso pode causar sangramento irregular, independente da marca do anticoncepcional escolhido.
É fundamental realizar uma consulta com ginecologista para ver se avaliar o nível da doença e os riscos inseridos no consumo de qualquer medicamento.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas
Anticoncepcional X Trombose
A trombose é definida como o surgimento de um coágulo de sangue em uma veia.
Este problema é uma das principais doenças que o anticoncepcional pode causar.
É muito importante evitar, pois se um coágulo se desprende do local onde se encontra ele pode ir para locais fatais, um exemplo é o pulmão.
Para a média de mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, o risco absoluto de um coágulo de sangue é muito pequeno: apenas 1 em cada 1.000 mulheres por ano que estão tomando pílulas anticoncepcionais desenvolverão tal coágulo. 
Caso um coágulo chegue ao pulmão existe o grande risco de se desencadear um problema chamado de embolia pulmonar o qual se não for tratado imediatamente pode levar a pessoa a morte.
Vale lembrar que mulheres fumantes que fazem uso de anticoncepcionais têm ainda mais chances de ter trombose, pois a junção de alguns tipos de substancias presentes no cigarro com a pílula não tende a dar bons resultados para a saúde feminina.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas

Anticoncepcional X Enxaqueca

A enxaqueca nada mais é que uma dor de cabeça forte que pode durar horas ou dias. Esta é uma das doenças mais comuns que o uso de anticoncepcionais pode causar nas mulheres.
Por isso é muito importante procurar obter orientação médica, pois através da analise clinica feita pelo médico será constatado se a pílula é a melhor forma de prevenção contra a gravidez para pacientes que possam ter disposição a sofrer com enxaqueca.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas


Anticoncepcional X Nódulos na mama

Existem relatos de mulheres que desenvolveram nódulos benignos nos seios após fazer uso de anticoncepcionais, porém ainda está sendo pesquisado se a principal causa do surgimento do problema foi realmente o uso da medicação.
Caso ocorra é preciso procurar auxilio médico imediatamente.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas

Anticoncepcional X Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é o aumento da pressão do fluxo de sangue nas artérias.
Existem alguns relatos do surgimento da pressão alta em mulheres que utilizam anticoncepcionais, por isso é preciso estar atento as mudanças que o uso do medicamento pode causar no organismo.

Anticoncepcional e os riscos para a saúde, Dicas de Saúde, Bem Estar, Dicas

Anticoncepcional X Depressão

depressão é um distúrbio afetivo que tem como principal fator de risco o desequilíbrio hormonal.
De acordo com pesquisadores, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais tendem a ter maior disposição para sofrer com a doença.
Caso sintomas de depressão venham surgir após o inicio do tratamento com a pílula é muito importante procurar o médico, pois a falta de cuidados com a depressão pode desencadear diversos outros problemas como distúrbios de ansiedade e síndrome do pânico, por exemplo.
Espero que tenham gostado das dicas sobre anticoncepcional, participem da prosa deixando nos comentários sua opinião.
Se tiver alguma dica para compartilhar com a gente deixe nos comentários, vamos amar sua participação!

Colaboração de texto:
Sara Monteiro



Bjinhos e até a próxima!   






***Imagens retiradas do Google.

12 comentários:

  1. super complicado mesmo né, esse é um método que traz msm mts riscos a nossa saude, é mt bom que tds estejam conscientes disso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Esse é um assunto muito importante para todas as mulheres, o uso da pílula traz muitas coisas para o corpo da mulher. É fundamental a mulher ficar sabendo dessas informações, e antes da mulher usar a pílula é importante ela ser acompanhada de um ginecologista como foi dito aí no post. Temos que ficar atentas bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá , tudo bem ? Otima dica para a saúde da mulher , os anticoncepcional traz realmente muitos problemas na nossa saúde , e como ficar sem !!? eu estou proibida pelo cardiologista de fazer o uso devido a pressão arterial. Ir ao medico regularmente é o caminho. Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei o post! hoje posso dizer que vivo livre da pílula após conhecer meu baby DIU e estou muito feliz livre dos sintomas causados pelo ac, espero que mais mulheres vejam esse post e fiquem cientes dos riscos.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde !

    Bom, já ouvir falar em muita coisa que vc postou.
    Sei que dá trombose, vi num site que quanto mais vc toma mais chance de infertilidade a mulher tem.

    Temos que ter ciência do risco que corresmo.
    Muito bom o seu post !
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Por isso é necessário o acompanhamento médico. Tomei pílula durante alguns anos com receita e chegou uma hora em que precisei parar de tomá-la. Achei ótimo seu post, essas informações são muito boas!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Post maravilhoso para nos mantermos informadas. Depois do surgimento de tantos casos de mulheres com problemas de saúdes por causa dos anticoncepcionais, temos que saber direitinho o que acontece. Como você disse, temos que sempre utilizar o método com acompanhamento médico (seguindo a risca as suas recomendações) e que, qualquer sintoma diferente, devemos procurar ajuda especializada, já que podemos estar desenvolvento alguma doença.
    Todo cuidado é pouco e temos que nos preocupar, acima de tudo, com a nossa saúde ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço as informações :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, e ainda tem homem que fala que o anticoncepcional é inofensivo, quero só ver se eles aguentariam uma rotina com a medicação. Minha irmã mesmo parou de usar devido a enxaquecas e começo de hipertensão, muito importo não nos automedicarmos e fazer tudo certinho com um médico sério. Amei o post, super de utilidade pública.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post justamente por ser tão esclarecedor.Eu nunca tomei anticoncepcional justamente pelo medo dos efeitos colaterais.Sempre ouvi dizer que engordava e era possível desenvolver câncer mas nunca tive a rela certeza sobre isso.Indiquei este post a uma amiga que começou a tomar depois da gravidez,alguns sintomas condiz com o que ela vem sentindo!!Adorei conhecer um pouco melhor sobre o assunto! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? É muito importante cuidar da saúde ainda mais quando envolve gravidez, doenças e meios de contracepção. Minha irmã por exemplo ganhou muitos quilos depois que começou a usar anticoncepcional. Já vi algumas mulheres que mudam de humor, que incham as pernas, acredito que o organismo de cada mulher é diferente mas o que importa é cuidar do nosso corpo. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tudo nessa vida tem que avaliar bem os prós e contras, usei por anos anticoncepcional e os efeitos colaterais em mim eram terríveis. Parei de tomar a uns 8 anos e minha vida melhorou muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Nossa não imaginava que eram tantos riscos assim, mas como você disse com acompanhamento médico conseguimos diminuir esses riscos, mas dar um receio em usa-lo.
    Beijos
    www.crescendoaospoucos.com

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.