Consequências do excesso de exercícios físicos para saúde



A realização  de exercícios é essencial para se manter em boa saúde e em forma!

No entanto, apesar dos inúmeros benefícios que a prática de qualquer atividade esportiva tenha para nosso corpo, esses benefícios tornam-se prejudiciais quando exercemos excessivamente, danos que podem afetar nossa saúde física e mental.

Esses efeitos nocivos são dados tanto excedendo o tempo que passamos treinamento e a intensidade dele, então teremos que abordar ambos os fatores para avaliar se estamos nos exercitando em excesso.

Descubram quais são as conseqüências do excesso de exercício físico para que você possa aprender a preveni-los.



Problemas físicos que resultam ao exercício em excesso

Começaremos analisando as conseqüências do exercício físico em excesso falando sobre os problemas que podem ser gerados em nosso corpo.Os mais importantes e comuns são os seguintes.
  • Oxidação e envelhecimento celular
A primeira conseqüência do excesso de exercício é a aceleração do processo de envelhecimento à medida que o corpo libera uma maior quantidade de radicais livres, que também pode predispor-nos a sofrer doenças como asma, Parkinson, artrite, etc.

  • Deterioração das articulações

Também aumenta os problemas articulares que podemos sofrer, pois impede a recuperação de tecidos por falta de descanso entre uma sessão e outra.
A razão é que, ao fazer muito exercício, as articulações deterioram-se quando usadas excessivamente, portanto, partes importantes do corpo, como joelhos, quadris ou espinha, podem sofrer com essa causa.
  • Desgaste dos músculos
Outra consequência do excesso de exercício físico é em nossos músculos, que podem sofrer com a perda de massa muscular.

Isso, acima de tudo, ocorre quando as pessoas que fazem o esporte seguem um regime hipocalórico; com a dieta cetogenica, que corta praticamente todos os carboidratos, fonte essência de energia para praticantes de atividade física.

Uma dieta pobre em carboidrato e sobrecarga de exercícios, não fará você só gordura, mas músculo também, portanto, você coloca em risco a saúde do seu corpo e seus ossos.
  • Doenças cardíacas
Por outro lado, os problemas cardíacos e circulatórios também aumentam, uma vez que o corpo mantém constantemente uma freqüência cardíaca acelerada, tornando mais difícil para o nosso corpo recuperar uma freqüência cardíaca normal após o exercício.
  • Risco de lesão
E, finalmente, embora mais evidente, não devemos parar de pensar que uma das consequências mais comuns e habituais do excesso de exercícios é lesão. 

Expor o nosso corpo à prática constante dos esportes, sem dar tempo para que os músculos se regenerem e descanse nos deixa mais fraco e, portanto, será mais fácil ocorrer lesões durante um treino intenso.

Na verdade, recomenda-se que, no máximo, 5 dias por semana seja dedicado ao esporte, pois nosso corpo precisa de 2 dias de descanso para se recuperar do desgaste.


Problemas psicológicos e / ou emocionais

Por outro lado, também tem um impacto negativo na nossa saúde emocional, pois quando exercemos excessivamente, a quantidade de endorfinas produzidas pelo organismo diminui. 

As endorfinas são secretadas pelo cérebro e causa uma sensação de bem-estar e relaxamento após um esporte saudável. 

Uma diminuição no nível do organismo nestas substâncias pode nos levar a sentir depressão, agitação e angústia.

Além disso, você tem que saber que muito exercício também pode causar distúrbios do sono, porque a mente está super-estimulada e, portanto, não estará predisposto a dormir e descansar bem à noite. 

Isso pode levar a problemas mais sérios, como a insônia e suas consequentes consequências, como mau humor, dor de cabeça, fadiga, falta de apetite, e assim por diante.

Pratica esportes é uma atividade mais do que saudável e necessária para o nosso corpo, no entanto, temos de ser responsáveis. 

A saúde vem em primeiro lugar!

Participe da nossa prosa, nos conte o que você achou a respeito do assunto e deixe nos comentários a sua opinião!


Bjinhos e até a próxima!



15 comentários:

  1. com certeza se exercitar faz super bem pro corpo e pra mente, eu to precisando mt fazer mais exercicio

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. A falta de exercícios é ruim mas o excesso tb não é bom e pode trazer consequências, como as listadas no post. Nem pouco, nem muito, o segredo é encontrar o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  3. além desses problemas mentais causados pelo tanto de exercício, tem a ortorexia, que não é bem por exercício, mas por dieta e estilo de vida "fitness"

    ResponderExcluir
  4. oi!
    È realmente perigoso o excesso de exercícios, eu tive um problema no joelho por causa disso. Hoje em dia pego mais leve nos treinos.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Tudo ao extremo é prejudicial. Hoje tenho certeza que preciso fazer uma atividade física, mas a preguiça me consome.
    besitos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, realmente exercício é bom, mas tudo deve ser feito com moderaçao

    ResponderExcluir
  7. Exercícios são essenciais para o corpo, para a saúde só não podemos é exagerar, tudo tem que ser feito com moderação para não prejudicar a nossa saúde nem o nosso corpo. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tudo em excesso nessa vida faz mal, exercícios físicos devidamente acompanhado é muito benéfico e saudável!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia disso,ótima postagem adorei

    /ZAFUL PREÇO BAIXO /
    /Instagram /
    /Canal Novo Inscrevam -se

    Beijos e fiquem com Deus ?


    ResponderExcluir
  10. Eu não tinha ideia dos problemas psicológicos e emocionais. Ótima matéria, adorei ficar mais por dentro do assunto!

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!Tudo em excesso é prejudicial para nossa saúde,super importante você abordar este assunto,não podemos ultrapassar nossos limites,exercícios de forma correta e orientada são bem mais saudáveis,informações valiosíssimas.Excelente postagem!Bjss

    ResponderExcluir
  12. meu filho é corredor de rua e sempre fala desses riscos

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante seu Post Marisa.O que me chamou atenção foi a questão dos problemas psicológicos.Pessoas que se exercitam intensamente são motivadas pelo prazer que a prática desportiva proporciona,mas quando não estão em intensa atividade acabam desenvolvendo um vício e querem sempre mais exercícios,isso leva a problemas como depressão e ansiedade.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Tudo bom?
    Seu post esta maravilhoso. Eu já tive lesão nos dois joelhos.por causa de sobrecarga, mas isso aconteceu porque pseudo professora mandou a serie bem acima do permitido para o começo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Exercícios são essenciais para nosso bem estar do corpo e mente, só não podemos extrapolar e nós prejudicar, tudo deve ser feito com moderação. Adorei suas dicas, todos deveriam ler. Abraços

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.