Atividade física, pode ser melhor fazer ao ar livre

Atividade física

Quer se exercitar, mas não sabe como?  Confira opções de exercícios físicos que podem ser feitos em contato com a natureza



“Falta tempo”, “não tenho dinheiro”, “não gosto de puxar ferro”.

Essas são algumas das desculpas utilizadas pelas pessoas que não praticam nenhuma atividade física.

Mal sabem elas que é possível entrar em forma na própria rua, sem ter que se matricular em clubes. 

Bicicleta e caminhada são apenas algumas das atividades que você pode fazer por conta própria, aproveitando o espaço público.

Parques e ruas podem se tornar em verdadeiros centros de ginástica ao ar livre. 

As próprias cidades investem cada vez mais nestes espaços para combater o sedentarismo.

A falta de atividade física é um dos grandes males do mundo moderno, responsável por facilitar e acelerar doenças graves. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), do IBGE, quase dois terços dos brasileiros admitem que não praticam nenhuma atividade física.

Apenas 37,9% dos cidadãos realizaram algum exercício regular no ano anterior. 

O número é alarmante, mas só pode ser corrigido se a pessoa tiver o interesse de trocar alguns hábitos em seu dia a dia.

Coisas simples, como caminhar até uma loja ou trocar o carro pela bike já causam efeito imediato no corpo humano. 

Pesquise, informe-se e busque orientações em sua cidade sobre a estrutura que ela oferece para a prática esportiva.

Certamente você encontrará uma modalidade que pode ser praticada sem afetar sua rotina.

Confira algumas opções: 


Atividade física


Yoga


Não há nada mais contraditório do que praticar Yoga em um ambiente fechado. A própria palavra em sânscrito significa “unir” e “integrar”.

Logo, é recomendável seja praticada ao ar livre, em contato com a natureza. 

O objetivo é buscar a harmonia entre corpo e mente por meio de técnicas de respiração, postura e meditação.

Mais do que atividade física, a Yoga é um estilo de vida que prega um melhor cuidado com sua própria constituição física e seus pensamentos. 

Além de melhorar significativamente a respiração por meio de técnicas específicas, a pessoa trabalha a força, o equilíbrio e os músculos, melhora sua concentração e reduz o estresse com outras questões do seu dia a dia. 

Ginástica 

Se você é daqueles que precisa se exercitar e fazer ginástica, mas odeia “puxar ferro” em academias, uma boa alternativa é fazer essa atividade física em contato com a natureza, seja em parques ou outros espaços públicos. 

Ela consegue combinar muito bem tanto a parte aeróbica quanto o reforço muscular.

Em uma única série, por exemplo, é possível trabalhar pernas, costas, peitoral, braços e abdômen.

Em um curto período de tempo, a pessoa emagrece e fortalece seus músculos. 

Além disso, essa atividade física não atrapalhará a sua rotina. É possível incluí-la em sua caminhada, por exemplo, ou até mesmo durante seu trajeto para o trabalho.

Com 30 minutos a 1 hora por dia, a pessoa consegue fazer uma boa sequência de exercícios. 


Atividade física


Corrida/Caminhada

Por falar em caminhada, essa atividade física é clássica quando o assunto é exercício de rua.

Caminhar, ou correr, tem outro efeito no corpo humano quando realizado no asfalto, terra ou grama ao invés das esteiras em ambientes fechados.

O principal benefício, claro, é o fortalecimento da atividade aeróbica: a pessoa consegue melhorar a sua respiração em pouco tempo.

A caminhada e a corrida também fortalecem a musculatura da perna, queima calorias e causa uma sensação relaxante.

Essa atividade física é uma das mais democráticas dentre todos os exercícios físicos.

Você pode fazer em grupos ou sozinho, você mesmo monta seu circuito, escolhe a hora de começar e parar e precisa apenas de um tênis.

Patins/Skate


Entretanto, se você quiser unir exercício com um pouco mais de adrenalina, a recomendação é começar a andar de skate e patins.

As duas modalidades são feitas sobre rodas e precisam ser feitas em ambientes abertos.

Tanto skate quanto patins estimulam o senso de equilíbrio das pessoas, fortalecem grupos musculares como pernas, glúteos e abdômen, e também proporcionam uma sensação de bem estar que reduz o estresse.

As duas atividades físicas também são bem democráticas.

Para começar, basta comprar um par de patins ou um skate.

Elas também funcionam como meios de transporte, ou seja, você pode fazer um boa atividade física enquanto se locomove até seu trabalho.




Atividade física


Bicicleta


É mais um exercício que possui um efeito grandioso no corpo humano quando realizado ao ar livre. 

Não há como comparar andar de bicicleta na rua e em parques com a bicicleta ergométrica em academias e salas fitness. 

É uma das principais atividades físicas feitas pelo homem desde a infância.

Aprender a andar de bicicleta traz uma sensação libertadora para a criança – ao mesmo tempo que estimula seu corpo e músculos. 

A bicicleta costuma ter o mesmo efeito das corridas, com fortalecimento da parte aeróbica.

Além disso, ela costuma trabalhar bastante a musculatura da coxa e do abdômen e auxilia na redução do estresse por funcionar como meio de transporte. 

Saia já do sofá e da cadeira! 

É possível sair do sedentarismo sem ter que recorrer a planos mirabolantes em academias.

Com um pouco de dedicação, a pessoa consegue fazer exercício físico constante e regular em seu tempo livre ou até na ida e volta de seu trabalho. 

Hoje, as cidades já oferecem estrutura que estimula o bem estar e a saúde, como ciclovias, academia ao ar livre e parques urbanos.

Basta levantar do sofá e começar a se mexer.

Espero que tenham gostado das dicas de atividades físicas, e que elas te ajudem a começar a semana com disposição para começar a ter uma vida mais saudável!

Participem da prosa e deixem nos comentários sua opinião, vou amar saber!


Colaboração de texto:
Taina Fantin.




Bjinhos e até a próxima!





*Imagens retiradas do Google.

14 comentários:

  1. oi!
    Realmente fazer exercícios ajudam e muito nossa saúde e melhor ainda se for ao ar livre,existem varias praças que tem os aparelhos é otimo.
    bjo

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  2. Olá tudo bem ? Ótima dica de exercícios físicos ao ar livre, eu realmente não me adapto com academias e essa é a melhor opção. Bjsss

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  3. Os exercícios físicos são muito bons para a pessoa, praticar algum exercício físico ao ar livre é importante, que bom que hoje em dia a pessoa pode praticar exercícios em lugares abertos como ciclovias, academia ao ar livre e parques urbanos como foi mencionado no post, temos que tirar o máximo aproveito disso. Gostei muito das dicas super válidas, bjs.

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  4. Tantas opções né, ainda mais agora com as temperaturas mais amenas, fica perfeito!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

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  5. Eu amo caminhar e correr ao ar livre, na minha cidade tem um parque lindo e fazemos esses exercícios lá. É muito revigorante mesmo! Gostei do post!

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  6. Que post massa, estou precisando muito fazer alguma atividade física.

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  7. Olá!Realmente os exercícios físicos feitos em contato com a natureza é maravilhoso,podemos respirar ar puro e sentir o prazer da liberdade,já é um belo incentivo e ainda tira o stress.
    Excelentes opções que você apresenta,é fundamental para corpo e mente se exercitar.Ótimo post!Bjss

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  8. Olá, caminhada é tudo de bom, aqui onde moro tem a quinta da boa vista, um lugar bem amplo para atividades físicas.

    Beijos.

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  9. Fazer exercícios é muito importante para mantermos nossa saúde em dia. Realmente existem muitas atividades ao ar livre e entre as citadas considero a caminhada uma das mais agradáveis :)

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  10. Acho muito gostoso fazer atividades ao ar livre, são sempre mais gostosas e com um ar incrível, acredito eu que deixa tudo mais repleto. Quero colocar yoga nas minhas atividades, parece ótimo! Adorei

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  11. great post dear i love exercises its very good to our body,thanks for sharing..

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  12. Amei o post, vou anotas todas as sugestão qie indicou,o seu post ficou ótimo, parabéns pelas dicas

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  13. super bacana o post, caminhar e pedalar ao ar livre sao msm atividades maravilhosas

    www.tofucolorido.com.br
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  14. Os benefícios do exercício ao ar livre, você conecta seu corpo e mente. Quando você se torna mais fisicamente apto, sua mente também se torna mais consciente. Você começa a olhar para a vida de maneira diferente.

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