Cirurgia plástica

Quais são os pré-requisitos para fazer uma cirurgia plástica?

Para obter um bom resultado em uma cirurgia plástica, é necessário seguir alguns cuidados e observar algumas questões antes de se submeter ao procedimento. 

Talvez você esteja muito ansiosa para fazer uma cirurgia plástica e finalmente corrigir aquele defeitinho que tanto te incomoda.

Porém, antes de realmente entrar no centro cirúrgico, é preciso observar alguns pré-requisitos para que tudo ocorra bem. 

Afinal, apesar de muitas vezes ter objetivo “apenas” estético, trata-se de um procedimento cirúrgico. 

Dessa forma, pode haver riscos e consequências desagradáveis se esses pré-requisitos não forem cumpridos. 

Isso não quer dizer que você deva ficar com medo de realizar a cirurgia plástica dos seus sonhos, mas sim que é preciso se atentar a alguns detalhes para que tudo saia conforme o esperado. 

1. Refletir por que você quer fazer a cirurgia plástica 

Antes mesmo de procurar um cirurgião plástico, é necessário entender por que você almeja fazer uma modificação no seu corpo. 

Será que essa característica que você quer mudar realmente é um defeito? Por que você se incomoda com ela? 

Caso você perceba que existem outras questões por trás desse desejo, como a superação de um término de relacionamento, talvez ainda não seja a hora de operar. 

2. Escolher um bom profissional 

A escolha de um profissional certificado é absolutamente essencial para o sucesso da sua cirurgia. Por isso, além de buscar recomendações, sempre verifique se o médico em questão é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

3. Estar na idade correta para a realização do procedimento 

Uma cirurgia plástica é desaconselhada se a região do corpo a ser trabalhada ainda não estiver plenamente desenvolvida. 

Afinal, os resultados podem ser perdidos ou a intervenção pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento normal subsequente. 

Dessa forma, é necessário que as estruturas estejam totalmente formadas, o que só acontece depois que o corpo atinge determinado grau de amadurecimento. 

As meninas costumam estar com o corpo formado a partir dos 16 anos, enquanto os meninos levam até os 18. 

Contudo, saiba que isso não é uma regra, pois o amadurecimento físico depende das características individuais de cada pessoa e só pode ser constatado durante uma avaliação presencial. 

4. Fazer os exames solicitados pelo médico 

Antes de marcar a data do procedimento, seu cirurgião plástico vai solicitar uma série de exames para saber como está a sua saúde, incluindo hemograma, teste de coagulação sanguínea e até mesmo exame de HIV (é normal, não fique constrangida!). 

Cirurgia plástica

5. Investigar suas condições de saúde 

Caso você já saiba que tem algum outro problema de saúde, como problemas cardíacos, hipertensão ou diabetes, saiba que essas condições não representam necessariamente uma proibição para a cirurgia plástica. 

Até por uma questão de saúde, você jamais deve omiti-los do seu cirurgião. 

O que vai acontecer nesse caso é que você precisará passar por uma avaliação feita pelo médico especialista no problema, liberando você ou não para a cirurgia. 

Se a sua condição representar um perigo muito sério, talvez a cirurgia seja contraindicada. É normal que você fique decepcionada, mas pense que a sua vida vale mais do que uma barriguinha saliente. 

6. Ter a pele em boas condições para a cirurgia 

Muitas vezes o paciente não tem muito que fazer sobre esse tema, mas para algumas cirurgias será necessário que a pele apresente um bom grau de firmeza e elasticidade. 

O excesso de flacidez pode inviabilizar determinada técnica, mas pode haver outras soluções. 

7. Estar dentro de um peso saudável 

Além de representar um risco para a saúde, o excesso de peso pode atrapalhar os resultados. 

Por isso, antes de se submeter ao procedimento, é preciso estar em uma faixa de peso saudável ou no máximo de 20% a 30% acima do ideal. 

Esse pré-requisito é especialmente importante para quem deseja fazer abdominoplastia, lipoaspiração ou lipoescultura. 

8. Estar ciente das cicatrizes 

O médico sempre vai procurar deixar as cicatrizes o mais discretas possível, mas em alguns casos elas poderão ser notadas em uma observação mais cuidadosa. 

Também é importante informar se você costuma ter problemas de cicatrização, como os queloides. 

Outro detalhe importante é saber como será a evolução das cicatrizes: elas costumam levar de 12 a 18 meses para atingir sua aparência final. 

Cirurgia plástica

9. Saber o que esperar dos resultados 

Algumas cirurgias plásticas podem transformar completamente a forma de uma parte do seu corpo, então outras poderão apenas minimizar o problema. 

Portanto, você deve ter muita clareza do que você pode esperar depois do procedimento. 

Você só deve se submeter ao procedimento se achar que o ônus do pós-operatório será recompensado pelo grau de melhora da sua queixa. 

10. Estar preparada para o pós-operatório e a recuperação 

Dependendo da complexidade do procedimento, uma cirurgia plástica pode necessitar que o paciente passe vários dias em casa, fazendo repouso e afastado de suas atividades laborais. 

Por isso, um dos pré-requisitos é garantir que você poderá dar esse tempo ao seu corpo. 

Pergunte ao médico sobre o nível de dor e desconforto e sobre quais medidas você poderá adotar para aliviar esses incômodos. 

Você também deve perguntar sobre a diminuição da sensibilidade ou a limitação temporária dos movimentos. 

Você também deve estar ciente sobre os cuidados que deverá adotar, como utilizar a cinta compressora ou o sutiã pós-cirúrgico, dormir de barriga para cima ou de bruços, evitar erguer os braços etc. 

Em vários tipos de cirurgia plástica, como abdominoplastia e lipoaspiração, por exemplo, seu médico poderá indicar sessões de drenagem linfática, e você deve realizá-las conforme a recomendação para que o procedimento seja bem-sucedido. 


Obter os resultados esperados em uma cirurgia plástica depende da união da técnica correta com a observação desses pré-requisitos.

Afinal, além da nova aparência, nossa saúde e segurança também estão jogo nesses momentos.

Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre cirurgia plástica e participem da nossa prosa, deixem nos comentários sua opinião, dúvidas ou sugestão.



Colaboração de texto:

Luana Sudré




Bjinhos e até a próxima!



                                                         




*Imagens retiradas do Google!

19 comentários:

  1. Ai que post esclarecedor! Seguir estas dicas , acho que é indispensável, porque se tem feito muita coisa por ai sem responsabilidade.
    Amei!!

    Mil beijos e uma semana incrível!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Por mais que hoje em dia seja comum e muitos procedimentos sejam bem sucedidos, realmente é necessário entender um pouco mais sobre os pré requisitos e como as coisas funcionam. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Um otimo assunto e muito esclarecedor eu nunca pensei em mudar nada em mim, mais tem pessoas q exageram nas cirugias as vezes colocando a vida em risco. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você fez este post, tem muita gente que faz cirurgia plástica sem pensar direito e não pensa que há muita responsabilidade com a sua própria vida.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, como vAI°
    eU GOSTEI MUITO DAS DICAS, CONFESSO QUE NUNCA FIZ NENHUM PROCESSO ESTETICO
    MAS GOSTEI BASTANTE DAS INFORMAÇÕES

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor seu post !!! Estou louca para fazer as pálpebras e o meu oftalmo aconselha a fazer também, mas ainda estou insegura.
    besitos

    ResponderExcluir
  7. Menina morro de medo! Mas sempre quis fazer uma reconstrução no busto e uma lipo, outras coisas não ta bom do jeito que tá!
    Eu nem sabia que tinha que perder peso e saber da saúde da pele, pq eu sou difícil de cicatrizar qualquer coisa

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, muito esclarecedor!
    Eu não sei se tenho coragem de fazer alguma cirurgia plástica. Algumas são muito arriscadas.

    ResponderExcluir
  9. adorei o post, está bem explicado. Mas admito que não sei se teria coragem. Mas foi muito bacana da sua parte abordar esse assunto.

    ResponderExcluir
  10. Realmente você apontou pontos a se pensar antes de decidir e acho que ainda sim pode acontecer algo fora do esperado, eu sempre quis fazer no nariz mas nunca foi e agora já não me incomoda muito anti quanto incomodava na adolescência então o fator idade também é de suma importância.

    ResponderExcluir
  11. Muito importantes as informações sobre a cirurgia plástica, muitas vezes a pessoa quer fazer a cirurgia plástica e tem dúvidas. Eu particularmente morro de medo de fazer alguma cirurgia plástica, só faço se for o caso, o seu post bastante esclarecedor com informações boas que com certeza vai ajudar muito quem pretende fazer uma cirurgia plástica, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Ótimas dicas. Com certeza deve-se pensar bem antes de fazer, ainda mais se for uma cirurgia por estética.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pensar antes faz toda diferença, acho que fazer todas as perguntas possíveis ao médico ajuda muito
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu post. Tem muita gente que faz um procedimento e depois se arrepende por não respeitar esses requisitos citados. Muito bom orientar.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de saber mais sobre esses pré requisitos, eu não sabia que tem que ter a pele em boas condições para a cirurgia plástica.

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia esses procedimentos de cirurgia plástica são bem comuns entre as pessoas.
    É muito bom ficar atento aos requisitos antes de fazer a cirurgia. Amei suas dicas, são bem válidas.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muito medo de cirurgia plastica e nao tenho nem vontade de fazer rs

    ResponderExcluir
  18. Realmente tudo isto é importante para a realização de uma cirurgia até para que o resultado seja o melhor possível...obrigada pelas dicas, viu!

    https://nutryreceitas.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá bom dia.

    Eu achei seu texto super explicativo sobre a cirurgia plástica, há muitos mitos hoje em dia que acabam confundindo a gente.

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.