Mão de Fátima Hamsá, a importância do simbolismo no seu acessório

Mão de Fátima Hamsá

Você conhece a simbologia da Mão de Fátima e do Olho Grego, porque são usados como proteção ao mal olhado!

Eu também não sabia, recebi um conjunto de pingente e brinco com a Mão de Fátima Hamsá e Olho Grego da Joia Chic, que fez despertar em mim a curiosidade sobre o amuleto.

Eu acredito que os acessórios que usamos, como também as roupas e calçados dizem muito sobre nós e sobre nossa personalidade, nada mais justo do que saber mais sobre a Mão de Fátima.

A Mão de Fátima Hamsá


O símbolo Hamsá é também conhecido como Mão de Fátima, e recebeu essa denominação em alusão à filha mais nova do profeta Maomé com sua esposa Cadija.

Para os seguidores do Islamismo Fátima era uma mulher santificada.

Fátima (614-632), nasceu em Meca e foi a única filha a dar herdeiros ao seu pai, Maomé, assegurando a descendência do profeta, fato importante para os seguidores de Maomé, líder espiritual do Islamismo.

Outro fator marcante sobre Fátima é que ela cuidou de seu pai Maomé, até sua morte.

Antes de sua morte, Maomé disse à sua filha Fátima, que tinha recebido a visita do anjo Gabriel, que lhe revelou que ela, quando morresse, iria se encontrar com ele, no Reino Celestial.

Fátima é considerada a "Senhora das Mulheres do Paraíso".

As mulheres muçulmanas, por todas essas associações, costumam usar o talismã da Mão de Fátima.

No Islamismo, os dedos, assim como algumas mesquitas (igrejas islâmicas), representam os cinco pilares do islamismo:
  1. Shahada - fé
  2. Salat - oração
  3.  Zakat - caridade
  4.  Sawm - jejum
  5. Haji – peregrinação
Uma outra explicação, no judaísmo, é que esta é a mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão.

Seu uso como um amuleto é muito comum pelos judeus contra o mau-olhado e outras espécies de desgraças. 

Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsá como um escudo contra o mau-olhado já antes do judaísmo e do islão, como um símbolo do ídolo de uma deusa na qual sua mão afasta o mau-olhado.


É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre se, ao colocar o talismã, os dedos devem ir para baixo ou para cima, e, embora a pergunta seja válida, não importa a direção em que eles sejam
colocados, independentemente disto, a mão sempre agirá para repelir as más vibrações. 



Mão de Fátima Hamsá,

Mão de Fátima Hamsá com Olho Grego no centro, significado

O olho grego, também, é uma simbologia de origem árabe e que foi assimilada pelos antigos gregos.

Muitas vezes, há um olho na palma da mão, em caso afirmativo, note que este deve estar voltado para frente, pois se é colocado para trás, as energias negativas permanecerão em casa.

A representação do olho grego no centro da
Mão de Fátima Hamsá simboliza o olho que tudo vê e está associado à Onisciência da Fonte Divina e do Criador, reforçando a proteção e o significado espiritual desse símbolo.



Apesar de ser um símbolo originário do Oriente, a Mão de Fátima Hamsá e Olho Grego , devido a sua simbologia de Força e Proteção, passou a ser usado no Ocidente, de diversas formas:
  • Joias:
  • Pingentes;
  • Chaveiros;
  • Amuletos;
  • Esculturas;
  • Quadros;
  • Pinturas em tecidos
  • E em tatuagens.
Hoje, é usual obter todos os tipos de acessórios com a Mão de Fátima Hamsá e Olho Grego: 
pulseiras, colares, brincos.

Usá-lo desta maneira é uma forma eficaz de combater o “mau olhado”, especialmente se você o coloca perto de seu coração.




Resenha do conjunto de semi joia recebido da Joia Chic

Eu já havia mostrado no Instagram e na fan page do blog esse conjunto lindo de semi joia que recebi da Joia Chic, esse é um conjunto com corrente tipo Singapura com pingente e o brinco com a Mão de Fátima e Olho Grego azul, o pingente e o brinco são folheados a ouro 18 e com micro pedrinhas de Zircônia branca e no centro do Olho Grego a pedra é azul Safira.

Esse conjunto de corrente com pingente e brincos com a Mão de Fátima e Olho Grego da Joia Chic, tem um ano de garantia.

Descrição técnica do Conjunto Mão de Fátima e Olho Grego da Loja online Joia Chic

  • Peso aproximado: 4,8 g
  • Banho: Folheado a 7 milésimos de ouro 18k
  • Pedra: Micro Zircônia Branca e Azul Safira
  • Antialérgico / Brinco Pino de Aço Cirúrgico
  • Extensão 45 cm
  • Pingente 0,9 x 0,8 cm
  • Garantia de 01 ano
Agora que eu descobri a importância do simbolismo dos meus acessórios, com certeza não vou tirar mais meu conjunto com a Mão de Fátima Hamsá e Olho Grego, que recebi da loja online Joia Chic.

Espero que tenham gostado dessa nossa prosa, deixem nos comentários sua opinião ou se tiver alguma informação a mais sobre a Mão de Fátima e Olho Grego, não esqueçam de nos contar!



Encontre muitas novidades e lançamentos

Site: www.joiachic.com.br
Instagram: www.instagram.com/insta.joiachic/





Bjinhos e até a próxima!  





14 comentários:

  1. Nossa! Muito interessante. Já tinha ouvido falar sobre essas simbologias, mas ainda não tinha descoberto as origens... Esse algo em comum entre o judaísmo e o islamismo só mostra que as religiões possuem muitas semelhanças e todo esse desrespeito disseminado é pura ignorância!
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, confesso que não conhecia o significado dessa mão, apesar de sempre ver as pessoas usando. Que mimo lindo esse pingente e brincos, muito delicado, gostei bastante. abraços

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu não conhecia o significado, adorei saber. Essa sua corrente é um gracinha. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que esses símbolos tinham sentido de proteção, mas confesso que não sabia a origem a fundo. Adorei saber mais, acho muito interessante esse entrelaçamento das culturas judaica e muçulmana.

    ResponderExcluir
  5. Eu já sabia sobre o Olho Grego por causa de uma novela que assisti, Caminho das Índias, se não me engano. Quanto à Mão de Fátima é novidade para mim, gostei de saber o significado!! Amei o conjunto de semi joia que você ganhou!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. olá , tudo bem ? Conhecia bem a simbologia do olho grego , gosto muito de ter esses acessórios.
    A mão de Fátima não tinha o conhecimento do significado , gostei muito das jóias da Jóia chik ,com os dois simbolos em uma peça..Bjss

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não fazia ideia de toda essa simbologia por traz disso! Achei muito interessante e muito bacana! Ainda mais com esse conjunto mais do que lindo recebido da Jóia Chic! Que sucesso, gente. Parabéns viu, com certeza merece *-* eu adorei

    ResponderExcluir
  8. ADOREI,SIGO E ACREDITO MUIO,MINHA FILHA DESENHOU A PALMA NA PAREDE DO QUARTO GIGANTESCO ,AMO MANDALAS ,OLHO GREGO TUDINHO

    ResponderExcluir
  9. Eu mesma não fazia ideia de toda simbologia , eu tenho o olho grego e não sabia o seu significado,eu adorei saber, e tem cada pingente lindo e agora ja sei que é pra mal olhado. Sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá. Muito bacana o seu post, eu não sou muito ligada nestas questões mística dos símbolos. Sabe se protege ou não protege... Mas acho fundamental saber o significado para não levantar bandeira que contradiz o que você acredita.

    ResponderExcluir
  11. Que interessante, nunca tinha ouvido falar dessas simbologias. Eu tinha um colar com essa mãozinha e não sabia o que significava.
    muito bom seu post, bem informativo.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto sobre esse simbolo...Mão de Fátima O Hamsá é um símbolo sagrado para o Islamismo e Judaísmo.Este símbolo de um olho incorporado na palma da mão aberta teve inúmeros outros nomes ao longo dos tempos, incluindo o olho de Fátima, a mão de Fátima e a mão de Míriam. A forma é algumas vezes feita naturalmente e outras vezes simetricamente com um segundo polegar substituindo o dedo mindinho.

    ResponderExcluir
  13. Nunca usei mão de Fátima, mas essa peça é linda, sem dúvida! :)

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.