Cosméticos seguros, cresce o foco da industria na produção

A Dra. Maria Inês Harris, do Instituto Harris, elenca medidas para escolher itens de marcas que apostam no conceito de "beleza limpa" e prezam pela excelência!


A Dra. Maria Inês Harris, do Instituto Harris, elenca medidas para escolher itens de marcas que apostam no conceito de "beleza limpa" e prezam pela excelência!


Produtos cosméticos com ingredientes tóxicos infelizmente ainda circulam no mercado brasileiro, colocando em risco a saúde dos consumidores. 

Potencialmente perigosos, existem componentes que têm chances consideráveis de desencadear desde reações alérgicas até outros problemas graves no longo prazo. 

Diante da probabilidade de toxicidade dos cosméticos, a garantia de segurança nas formulações ganha, a cada dia, maior importância para o consumidor, e já é uma realidade para as indústrias que se preocupam com o bem-estar das pessoas.

O consumidor está mais informado, cuidadoso consigo e com o meio-ambiente.
As indústrias de referência investem cada dia mais no desenvolvimento e produção de cosméticos seguros e bem formulados", explica a Química Ph.D. Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris, exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos.

Segundo a especialista, a primeira medida para o usuário se certificar sobre o controle de qualidade dos componentes de um produto é ler seu rótulo.

É importante salientar que a pesquisa sobre os componentes dos cosméticos deve ser realizada de forma imparcial e cética, já que há muitas informações não validadas publicadas na internet.

A Dra. Maria Inês Harris, do Instituto Harris, elenca medidas para escolher itens de marcas que apostam no conceito de "beleza limpa" e prezam pela excelência!


Consumidor de cosméticos estão mais atentos ao que consomem!

Quem quiser conferir a segurança dos ingredientes e formulações cosméticas pode baixar o app Cosmetopeia, do Instituto Harris, disponível para Android e, futuramente, para iOS www.harris.com.br/cosmetopeia.

"Não é preciso ser expert em cosmetologia para pesquisar sobre a toxicidade dos ingredientes, no entanto, é necessário ter atenção com conteúdos disseminados de forma distorcida na web.

É recomendável acessar as informações sobre a marca, os cuidados e o comprometimento que ela tem com saúde, sustentabilidade e meio ambiente", aconselha a especialista.

A quantidade ou concentração dos ingredientes na formulação faz diferença na hora de definir se os cosméticos são seguros.

Isso porque as dosagens de componentes e cálculos para formulação das substâncias são determinantes para que uma composição seja, ou não, tóxica.

Componentes geralmente conhecidos como "não tóxicos" e comuns podem causar danos, se utilizados em doses inadequadas, bem como alguns considerados nocivos, em dosagem segura, podem causar nenhuma toxicidade.

Vale investir em marcas conceituadas, que buscam os ingredientes e certificações de qualidade e segurança para seus produtos.

"Existem produtos que estão à venda por valores muito baixos, que apresentam componentes tóxicos, impuros e de baixo custo.

Isso ocorre porque a tecnologia utilizada para desenvolver cosméticos com ingredientes limpos e formulações de excelência pode ser complexa e mais onerosa do que os recursos empregados para criar produtos potencialmente tóxicos", justifica a Dra. Harris.



Bjinhos e até a próxima!





14 comentários:

  1. Sempre leio a bula ou melhor os componentes dos produtos, se todo mundo tivesse esse hábito as empresas melhorariam a qualidade dos produtos.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, super importante ficarmos de olho nas composições dos cosméticos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. É muito chato saber que existem cosméticos com ingredientes tóxicos por aí, muito bom saber dessas informações, são informações importantes, precisamos ficar sempre atento aos cosméticos quando vamos comprar, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amei a dica, sempre é bom saber o que estamos usando, né?

    ResponderExcluir
  5. OI Marisa, é muito importante estarmos cada vez mais ligados em como os produtos que consumimos são feitos. É superimportante cobrarmos das empresas essa consciência com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores. Muito bom o seu post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre leio a composição dos produtos.
    Depois que passei a usar só produtos liberados criei esse habito

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post,sempre temos q nos atentar pois é tanto material tóxico hj em dia que esta acabando com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu sempre que vou comprar um produto leio os componentes e verifico a validade,isso é muito importante

    ResponderExcluir
  9. eu pesquiso muito sobre o produto antes de comprar, vejo a composição e tudo, amei o post

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre leio, mas agora vou levar mais a sério ainda bjos

    ResponderExcluir
  11. Adoro conhecer cosméticos mais seguros e até naturais. É sempre bom fazer escolhas inteligentes, nossa pele e saúde agradecem.

    ResponderExcluir
  12. Esse relato da Dra é bem real eu digo isso por mim, que agora leio bastante o rótulo de algum produto de beleza antes de comprar.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    é sempre bom sentar e pesquisar e ler os componentes dos produtos, muita das vezes as pessoas não sabem o que cada produto possui e acaba com alergia a alguma coisa. Isso é muito sério e mega importante!

    beijos!

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.