Porque a água é tão importante no emagrecimento

água

A importância da água no auxilio do emagrecimento

Descubra como o simples ato de tomar água em quantidade adequada é essencial para quem está travando uma batalha contra a balança 

Em primeiro lugar, precisamos entender que nosso corpo é extremamente dependente de água – 70% dele é feito desse líquido!

Tomar água é muito importante para o funcionamento do organismo. Podemos sobreviver algum tempo sem comida, mas não sem água. 

A água será sempre importante para qualquer dieta ou regime com objetivo de perder peso. 

Mas não é apenas isso: o ganho de massa e o equilíbrio hormonal também dependem da ingestão adequada desse líquido, que é vital para as atividades internas corporais. 

Por isso, hoje vamos conversar sobre por que a água é assim tão essencial e sobre como sua ingestão em quantidade suficiente pode facilitar o emagrecimento. 

Desde já, precisamos deixar claro que não existe fórmula mágica, mas sim processos naturais do nosso organismo. 

Portanto, é claro que simplesmente tomar água por si só não vai fazer o “milagre do emagrecimento”. 

Isso acontece porque são necessários outros ajustes no seu dia a dia, como reeducação alimentar e prática constante de exercícios físicos. 

água

A quantidade certa de água por dia 

Em média, sempre dizemos que uma pessoa deve tomar pelo menos 2 litros de água por dia, mas, na verdade, essa quantidade pode ser diferente conforme o seu peso. 

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos.

 Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros. 

Além disso, essa quantidade pode variar de acordo com sua rotina, atividades ou mesmo o clima do lugar onde você mora.

Caso você faça muitos exercícios físicos ou more em um lugar quente e úmido, a necessidade de tomar água é ainda maior. 

Sem água, nosso corpo não funciona direito!

A presença da água em quantidade suficiente em nosso corpo é essencial para seu bom funcionamento, pois nossas reações bioquímicas ocorrem em meio aquoso.

Sem ela, nosso organismo tem mais dificuldade para fazer a digestão e eliminar aquilo que ele não precisa. 

Além disso, tomar água em quantidade suficiente garante um bom funcionamento dos nossos rins, permitindo que eles eliminem as toxinas e evitando o inchaço causado pela retenção.

Sim, você precisa tomar água para evitar que seu corpo a retenha! 

Isso acontece porque, na falta dela, a concentração de sais aumenta e o organismo vai reter líquidos para tentar compensar esse desequilíbrio.

E, como você sabe, ao eliminar o inchaço, acabamos “pesando menos” na balança e perdendo medidas. 

água


Como a água participa do processo de emagrecimento 

Essas informações explicam por que uma ingestão insuficiente de água atrapalha a perda de peso.

Contudo, de acordo com a Dra. Luciana Pepino, a água pode dar uma “mãozinha” ao processo de emagrecimento em si de pelo menos duas maneiras. 

A primeira delas é que, quando ingerimos uma quantidade significativa de água, algo como dois copos em seguida, o organismo teria um efeito termogênico, aumentando o metabolismo em 30% durante uma hora para equilibrar a temperatura do líquido ingerido. 

Isso aconteceria porque, enquanto nosso corpo tem uma temperatura normal de 36,6 oC, a água “ao natural” está em torno de 20 oC, de forma que o organismo gasta energia para aquecê-la.

E como você sabe, gastar energia significa queimar calorias. 

A segunda maneira como a água poderia ajudar o processo de emagrecimento é pelo simples fato de que ela causa uma distensão do estômago.

Esse aumento de volume ativa o sistema nervoso visceral, que entende que o estômago está cheio – portanto, você não precisa comer. 

Como resultado, você vai sentir menos fome por algum tempo, além de seu organismo promover um aumento do metabolismo no intuito de consumir os supostos alimentos que causaram a distensão do estômago. 

Benefícios da água

Quantos quilos dá para perder tomando água? 

A verdade é que não é possível “perder peso” literalmente apenas tomando água.

Apesar do aumento nas taxas metabólicas, estima-se que esse efeito queime apenas 1.500 calorias por mês, o que não é suficiente para provocar um emagrecimento. 

Contudo, isso não é motivo para descuidar da quantidade de água que você ingere por dia!

Além de causar desidratação, beber pouca água deixa você cansada e mal-humorada – e quem é que vai conseguir fazer exercícios ou seguir uma dieta nessas condições? 

Durante o treino em si, a água é fundamental para repor o líquido perdido pelo suor (que diminui nosso desempenho) e também para controlar a temperatura do corpo.

Nem precisamos dizer: se você estiver muito acalorada, seu rendimento vai cair na hora. 

Além disso, como vimos anteriormente, nosso intestino precisa da água para poder cumprir seu papel.

Manter uma dieta rica em fibras e tomar pouca água vai ter efeitos bem desagradáveis: prisão de ventre, gases e inchaço abdominal. 

Por isso, caprichar nas refeições à base de verduras, legumes, frutas, cereais integrais e proteínas magras é importante para emagrecer, mas a perda de peso pode ser prejudicada se você não der a mesma importância para a quantidade de água ingerida. 

A água pode não provocar a perda de peso em si, mas ela é essencial para que medidas como a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos funcionem e você possa emagrecer de forma saudável. 




Bjinhos e até a próxima!




***Imagens retiradas do Google




12 comentários:

  1. Olá
    Eu era uma pessoa que tinha preguiça de beber água e por isso vivia inchada,hoje mudei meus habitos vivo com garrafinha de água pra lá e pra cá e ainda lanço mão de chás o que faz com que eu esteja agora com a pele viçosa, bem hidratada e nunca mais acumulei pedrinhas nos rins.
    Dicas bem importantes e completas as que nos passa neste post.
    Quando publicar me avise que estarei por aqui a comentar.
    Bjs e uma excelente semana.
    Isabel
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  2. super legal esse post! tomar agua é msm essencial para nossa saude!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Adorei seu post bem informativo!
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  4. A água é importante para todos nós sem a água não conseguiríamos sobreviver, muito bom saber das informações, que bom que de uma certa forma a água ajuda no emagrecimento, gostei muito das informações super importantes, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes a fome é confundida com a desidratação, por isso é importante beber água sempre. Fiz um vídeo no canal sobre 9 motivos para beber água, procure na playlist de cuidados com a pele.
    big beijos
    www.youtube.com/luluonthesky

    ResponderExcluir
  6. Por isso, entre outras razões, eu não dispenso o consumo de água a toda hora, ando sempre com a minha garrafinha para não deixar faltar. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii, muito bom saber das informações, a água no processo emagrecimento ou não sempre e bom toma-la.bjs

    ResponderExcluir
  8. Água é vida !!! Ela que faz nosso corpo funcionar direitinho, principalmente se tomarmos as quantidades necessárias. Muito bem explicadinho o post .
    besitos

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que a quantidade da água ingerida deve ser calculada de acordo com o peso!! Procuro tomar de 8 a 10 copos por dia, pensando nos benefícios p a saúde. Talvez seja por isso que consigo manter meu peso. Ótimo texto informativo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Super dicas, bebo muita água durante o dia

    ResponderExcluir
  11. super amei seu post pis eu não sabia a quantidade de água que eu deveria tomar por dia bjus

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post, água é bom pra tudo no corpo,já faço isso beber 2 litro de água e beber água em jejum quando acordo. Bjss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.