Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo

Shampoo não serve apenas pra retirar os resíduos,  saiba como escolher o shampoo certo!

Embora as necessidades de cada cabelo sejam específicas, alguns cuidados gerais podem ser aplicados de acordo com as características dos fios.

Como escolher o shampoo certo é o principal cuidado para ter fios brilhosos, saudáveis e cheios de movimento.

A função do produto vai muito além de limpar, se assim não fosse todos shampoos seriam iguais.

Não é à toa que existem shampoos com texturas e componentes diferentes, indicados pra diversos tipos de cabelo.

Todo o processo de cuidados com o cabelo começa na lavagem, não adianta nada investir em vários produtos de tratamento como máscaras e condicionadores, e não saber como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo.

Ele tem contato direto com o couro cabeludo, por isso é tão importante fazer a escolha certa, porque realmente faz toda a diferença!

O shampoo pode ser transparente, perolado, leitoso e cada um tem a sua função, temos que saber como escolher o shampoo certo e usar o shampoo ideal pro nosso tipo de cabelo, caso contrário os fios podem ficar pesados, danificados e até muito ressecado.


Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo

 
Que tal aprender como escolher o shampoo certo e
 ideal para lavar corretamente os cabelos?

Cabelos oleosos

Se você tem excesso de óleo na raiz, invista em shampoos transparentes, que têm uma formulação mais leve que os brancos e limpam sem pesar nos fios.

Na hora de lavar os cabelos oleosos sempre tenha o cuidado de fazer movimentos suaves no couro cabeludo, aplicar muita força pode estimular a produção de sebo e piorar a oleosidade dos fios!

Cabelos finos e lisos

Os cabelos lisos e com fios finos tendem a ser mais oleosos, portanto, leva diariamente com produtos de formulação translúcida e leve, dando preferência àqueles sem sulfato.

Para Cabelos finos e lisos, os shampoos que são menos densos são mais indicados, pois não fazem peso nos cabelos e assim ficam com mais volume.

Shampoos de limpeza profunda são os melhores para esse tipo de fio, pois além de retirar todo o excesso dos resíduos que ficam presentes, dá mais corpo aos cabelos, fazendo com que fiquem mais volumosos e cheios de vida.

Além de aprender como escolher o shampoo certo para seu cabelo, tenha sempre o cuidado de usar condicionador apenas nas pontas.

Shampoos com queratina na formulação também ajudam a alinhar os fios e dar corpo ao cabelo.

Cabelos finos e crespos

No caso de cabelos cacheados, onde a oleosidade natural não consegue “escorregar” pelos fios, é importante investir em shampoos com formulações nutritivas, à base de óleos naturais, como o óleo de coco, por exemplo.

Lembre-se que é importante que sejam produtos que não utilizam sulfatos ou sal, que agridem a estrutura do fio.

Cabelos ressecados

O ressecamento é consequência da falta de umidade natural no fio, que deixa o cabelo muito mais exposto às agressões que causam a perda da massa capilar.

Para acabar com esse problema, o shampoo deve ser rico em nutrientes e também em queratina, que é a proteína presente na fibra capilar que dá força e elasticidade ao fio.

Cabelos mistos

O shampoo para cabelos mistos são de aparência translúcida, shampoos detox conseguem purificar o couro cabeludo e hidratar as pontas em uma só lavagem.

Mas, na falta de um produto específico para cabelos mistos, priorize a característica da raiz, condicionando bem as pontas após a lavagem.

Mas a dica aqui é de lembrar que o condicionador nunca deve entrar em contato com o couro cabeludo!




Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo


Cabelos quebradiços

Os cabelos quebrados são resultado das agressões impostas ao fio, como as ferramentas de calor e os tratamentos químicos que resultam na perda de queratina.

O nosso cabelo é formado por pequenas escamas constituídas de queratina, ou seja, quando retiramos esta proteína da estrutura do fio, ele fica com uma série de pequenos buracos, muito mais vulneráveis à quebra em alguma altura.

Nesse caso, a palavra-chave é a reconstrução!

É importante que você adote junto a um shampoo reconstrutor, um cronograma capilar para apoio e nutrição do fio, uma vez que a aplicação súbita de queratina pode ocasionar um efeito rebote.

Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo? fique atenta às palavras “queratina”, “proteínas” e “arginina” na embalagem.

Cabelos que são quimicamente tratados ficam ressecados, além de perder muitas vitaminas que os fios necessitam para continuar saudáveis e bonitos.

Shampoos que contenham um alto poder de reconstrução evitam com que os cabelos se tornem mais sensíveis ou quebradiços.

Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo

Cabelos cacheados


Shampoos com queratina são indicados para cabelos cacheados assim como para os cabelos ondulados, pois mantém a oleosidade que os cabelos precisam, e ao mesmo tempo faz a limpeza necessária.

Os cabelos cacheados tem a tendência natural de ficar mais ressecados do que outros cabelo.

E não é qualquer shampoo que fará isso, para cabelos cacheados é importante saber como escolher o shampoo certo, que hidrate profundamento o fio ao mesmo tempo que limpe.

Tem que ser um shampoo especifico e de preferência sem sal, que tira as impurezas e deixa a oleosidade natural do fio que é ótima para proteger os cachos.

Quando se lava o cabelo com qualquer shampoo, além de secos, o cabelo fica com frizz e sem brilho.

Mas não tem como errar na hora de comprar, tem como escolher o shampoo certo porque o mercado está preparado, temos muitas marcas e várias linhas para cada tipo de cabelo.

Espero ter ajudado com as nossas dicas de como escolher o shampoo certo para seu tipo de cabelo.

Deixe nos comentários sua opinião, se tiver uma dica para nos ensinar compartilhe com a gente!



Bjinhos e até a próxima!






*Pesquisa e imagens do Google!

12 comentários:

  1. Love your review as always ))

    https://elenabienvenido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que interessante. Não fazia ideia disso e os meus são oleosos. Vou procurar usar mais shampoos transparentes. Adorei as dicas. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  3. òtimo post resenha Marisa, é tão dificil acertar o tipo certo de produto para o cabelo neh, muitas pessoas custumam se inspirar nas amigas com aquelas cabelões lindos sedosos e acaba esquecendo que cada qual preciso de um produto especifico para seu tipo de cabelo. adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Seu post super importante com dicas bastante valiosas, é essencial escolher o shampoo certo para os cabelos, muitas vezes compramos qualquer shampoo para os cabelos, mais os nossos cabelos merecem cuidados, gostei muito das dicas, é sempre bom aprender mais sobre esse assunto bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marisa! Nossa, algo que comumente a gente julga tao simples, acaba sendo muito mais complexo e exigindo bem mais cuidados né?
    Confesso que sou meio desligada e acabo usando qualquer shampoo, inclusive para cabelos cacheados mesmo os meus sendo extremamente lisos. Depois de te ler e descobrir tantas informações, vou ficar mais atenta. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Dica muito importante, eu sempre tenho vários cuidados, pq o meu cabelo é temperamental rsrs. Muito legal as suas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo é mega fresco para shampoo e condicionador usava duas marca já havia um tempo de de uma hora pra outra eu lava o cabelo com elas e assim que secava com o secava ficava todo ensebado, tive que trocar.Suas dicas foram ótimas muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu post...nunca tinha parado pra prestar atenção nesses detalhes!

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom saber ainda mais com essas suas dicas, pois sempre comigo pinta essa diferença em não saber o melhor para meu cabelo, porém agora creio que conseguirei dar um trato bem legal
    Obrigada por compartilhar

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as dicas do seu post, confesso que nunca cuidei muito bem dos shampoos que uso, acabo escolhendo pelo cheiro e vou vendo de fica bom.
    Agora vou economizar dinheiro e ir direto nos melhores para mim.

    ResponderExcluir
  11. Amei sua dica para escolher o shampoo certo, muitas vezes escolhemos shampoo errado e isso prejudica muito o cabelo, vou colocar em prática o que você indicou. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu nunca liguei muito para o tipo de shampoo, sempre me preocupei mais com os cremes de hidratações, mas realmente o shampoo faz toda diferença, venho percebendo isso, meu cabelo é fino e alisado e um pouco ressecado nas pontas, preciso mudar os shampoos sempre. Adorei as dicas!

    beijos!

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.