Cirurgia plástica, o grande poder de transformação na autoestima


Por que a cirurgia plástica pode transformar a autoestima das pessoas?

Por que a cirurgia plástica pode transformar a autoestima das pessoas?


Conheça a importância da autoestima na decisão por uma cirurgia plástica e como o procedimento pode melhorar a qualidade de vida. 

O Brasil é um dos campeões mundiais no número de cirurgias plásticas realizadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Esses procedimentos, entretanto, não tem uma finalidade exclusivamente estética, podendo ter diversas implicações na autoestima. 

A autoestima está relacionada com a maior segurança, bem-estar e qualidade de vida do indivíduo, tendo diferentes impactos na vida cotidiana.

A aparência é um dos fatores que interferem nesse quesito e a insatisfação física pode acarretar diversos problemas nesse sentido. 

Confira a seguir como a baixa autoestima pode ser prejudicial à saúde e também quando a 
cirurgia plástica torna-se uma opção para esse tipo de situação. 

Quais os riscos de uma baixa autoestima para a saúde? 

A autoestima é um sentimento e também um posicionamento individual que promove o amor próprio e a valorização pessoal.

Ela funciona como uma blindagem no cérebro, afastando sentimentos negativos referentes à autoimagem que podem resultar em situações mais graves.

Uma baixa autoestima pode causa ou agravar problemas como a depressão ou mesmo prejudicar a recuperação de doenças, além de causar dificuldades de convívio social, limitações profissionais e insegurança.

A autoestima pode ser afetada por diferentes aspectos como financeiro, profissional, amoroso, familiar, social e físico.


Por que a cirurgia plástica pode transformar a autoestima das pessoas?


Dessa forma, a questão também está relacionada com a aparência. 


Um quadro mais grave pode fazer com que a pessoa não se aceite, evite qualquer tipo de exposição, restringindo inclusive às vezes em que saí de casa, as oportunidades de estudo e trabalho, entre outras. 

Devido à importância da autoestima para uma maior qualidade de vida, é indicado que quando a ausência dela estiver relacionada com a aparência, seja realizada uma cirurgia plástica que além de benefícios para a aparência pode impactar esse outro aspecto da vida do paciente.

Quando realizar uma cirurgia plástica?
 
A cirurgia plástica é indicada em diferentes situações, desde quando a aparência gera um incômodo para o paciente até quando impacta enormemente na qualidade de vida dele. 

O procedimento pode ser realizado quando o paciente, com mais de 18 anos ou com autorização dos responsáveis legais e com indicação do cirurgião plástico, identificar nessa técnica a possibilidade de corrigir alguma questão estética. 

Uma  cirurgia plástica que pode ser realizada ainda na infância, por exemplo, é a otoplastia, que visa à correção da orelha de abano.

Essa característica física está muito relacionada com o bullying na infância e adolescência, que pode resultar em insegurança e complexo de inferioridade. 

Uma ocorrência mais comum que também afeta tanto a qualidade de vida do paciente, quanto à autoestima é o excesso de pele após a perda de peso devido uma cirurgia bariátrica, por exemplo.

Nesses casos, a quantidade de pele sobressalente é muito grande e pode impactar, inclusive, as tarefas cotidianas do paciente. 

Nesses casos, por exemplo, é indicada uma combinação de cirurgias plásticas que visam devolver a qualidade de vida ao paciente e também afetam a autoestima dele, como: 

● abdominoplastia para correção do abdômen em avental; 

● mamoplastia; 

● braquioplastia para retirar o excesso de pele dos braços; 

● cirurgia de coxas; 

● lipoaspiração; 

● lifting facial. 

A cirurgia plástica, entretanto, não precisa ser realizada apenas nessas condições mais sérias, podendo sim ser usada para alterações estéticas que visam melhorar a autoconfiança do paciente e a satisfação com a própria aparência. 


Alguns dos procedimentos que podem ser feitos com esse objetivo é a mamoplastia de aumento ou redução, rinoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia, mentoplastia, lifting facial e outros.

O paciente, juntamente com o cirurgião plástico de confiança, deve avaliar ainda a necessidade da cirurgia e a capacidade dela atender às expectativas existentes.

O profissional vai avaliar o quadro psicológico do paciente, pois nem sempre a intervenção estética trará os benefícios almejados.


Por que a cirurgia plástica pode transformar a autoestima das pessoas?


Autoestima x vaidade exacerbada 

Não é um problema recorrer a uma cirurgia plástica para alterar aspectos físicos que gerem incômodo, pelo contrário, esse é o objetivo desses procedimentos.

Mas essa escolha deve ser realizada com consciência e responsabilidade, pois qualquer intervenção cirúrgica acarreta riscos. 

Atualmente, uma condição que se torna mais comum é o transtorno dismórfico corporal (TDC), condição na qual o indivíduo mantém um estado permanente de insatisfação com o corpo.

Um exemplo é uma pessoa abaixo do peso ideal que se considera acima do peso. 

Esse transtorno está mais relacionado com questões psicológicas do que físicas, de forma que o paciente enfrentará os riscos da cirurgia, assim como desconfortos com pós-operatório, e não aumentará a satisfação com o corpo ou a autoestima. 

Assim, é preciso ter consciência e responsabilidade para optar por uma cirurgia plástica quando essa impactar realmente a vida do paciente, seja na autoestima, em questões funcionais ou na satisfação pessoal. 

O que não é recomendado é que a cirurgia seja realizada com objetivo de agradar apenas terceiros (como namorado, amigos, familiares etc.) ou quando for motivada por uma vaidade que não é saudável ao paciente, como nos casos de TDC. 

A realização da cirurgiaplástica sp proporciona benefícios que vão para além da aparência, melhorando realmente a autoestima e a felicidade pessoal.

Para alcançar os resultados desejados, entretanto, é importante contar com um cirurgião plástico de confiança. 

Fonte: Dra. Luciana Pepino 






*Imagens retiradas do Google!

18 comentários:

  1. esse tema é meio polemico, mas acho que td que é feito pra nos sentirmos melhor com a gente mesmo é super válido

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, admiro quem tem coragem de fazer procedimentos cirúrgicos pela estética, eu não tenho..

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Cada um é livre de fazer o que quer ao seu corpo, devem faze lo em locais que sejam seguros
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Por isso o livre arbítrio de fazer o que se tem vontade.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem quem gosta de fazer procedimentos estéticos, mas nós mulheres devíamos nos aceitarmos como somos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a cirurgia plástica levanta a autoestima e faz bem a mulher, mais por outro lado a cirurgia plástica muitas vezes pode trazer problemas, mais o importante é a pessoa fazer tudo direito procurar um bom profissional bjs.

    ResponderExcluir
  7. Tbm acredito que a baixa autoestima pode acarretar vários fatores e que a cirurgia plástica hoje em dia, não é só por vaidade, e que se você tem vontade de fazer, faça. Pois só você sabe o que realmente te faz bem,mas claro que sem exageros.

    ResponderExcluir
  8. É bem verdade que fazer cirurgia plástica aumenta e muito a autoestima. O importante mesmo é a pessoa se sentir bem, se sentir linda e ser feliz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que se a pessoa quer e tem condições físicas para fazer deve fazer. Não sei se teria coragem de fazer alguma cirurgia plástica mas se tivesse faria uma abdominoplastia por conta das minha gestações ficou pele a mais haha, mas é algo a se pensar para o futuro.

    ResponderExcluir
  10. Penso que tudo é uma questão de bom senso. Se vai fazer bem, por que não? Com autoestima não se brinca, embora devamos estar sempre atentos para não desbancarmos para o excesso.

    ResponderExcluir
  11. Que post sensacional, realmente admiro que tem coragem de fazer um procedimento assim por beleza, não sei se teria coragem, mas não sou contra quem faz também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu queria muito por silicone mas fico meio assim de cai na faca por pura vaidade.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, a cirurgia plástica pode melhorar muito a qualidade de vida de uma pessoa. Logo que seja feita por profissionais competentes, é uma opção a ter em conta quando algo nos incomoda na nossa aparência e pode ser resolvido desse jeito.

    ResponderExcluir
  14. Nunca pensei em fazer, porque nunca tive nada assim que me encomodasse muito... Mas, acho super válido para quem tem problemas de autoestima
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  15. A cirurgia plástica da um tapa na autoestima. Se vc tiver coragem eu digo, faça! O que te deixar bem vale muito.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita vontade de fazer umas plásticas, só me falta a coragem e o dinheiro!

    ResponderExcluir
  17. O importante é se sentir bem e a plástica ajuda muitas pessoas a melhorarem a autoestima.
    Beijos,
    Natália Frota
    Sexy Vinte e Oito

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.