A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

Quando se pensa em um playground, é imediato se lembrar de crianças que brincam e se divertem neste espaço, seja nos brinquedos ou mesmo correndo nas áreas livres. 

Além de atender ao desejo de diversão dos pequenos, o playground também influencia positivamente em seu desenvolvimento. 

Saber disso é fundamental para todos, sejam pais, professores, educadores infantis ou mesmo parentes e amigos de outras crianças, já que os ajudará a incentivar cada vez mais as brincadeiras em suas vidas, o que tende a apresentar ótimos resultados a curto, médio e longo prazo.

Entenda como as brincadeiras e exercícios físicos possuem um papel determinante no desenvolvimento das crianças, e porque isso deve ser estimulado cada vez mais em suas vidas.

A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!


Estatísticas sobre exercícios físicos na vida de crianças chamam a atenção!


Esse é um assunto que precisa ser abordado com destaque, já que ainda que as crianças possuam energia de sobra, pesquisas indicam que os exercícios físicos realizados por elas ainda não cumprem as recomendações mínimas. 

Uma pesquisa apresentada na American Academy of Pediatrics National Conference and Exhibition 2018, feita com aproximadamente 8 mil crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos, os quais foram atendidos em ambulatórios de medicina esportiva pediátrica por 3 anos, comprova a necessidade do incentivo. 

De acordo com os dados obtidos, 49,6% dos participantes praticam atividades físicas, mas abaixo do nível recomendado, que é de 1 hora por dia (ou 7 horas por semana). 

Ao analisar aquelas que atingiram as médias diárias de atividade física, a porcentagem é ainda mais grave: 5,2%, ou seja, apenas aproximadamente 416 crianças e adolescentes dos 8.000 participantes.

Além disso, a maior parte delas se exercita por muito tempo e em menos dias, o que pode acarretar em lesões. 

Também, 5% (400 crianças e adolescentes) não fazem qualquer tipo de exercício, o que pode ter influências ainda mais graves em seu desenvolvimento. 

De acordo com Amy Valasek, médica do hospital infantil Nationwide Sports Medicine, as oportunidades para praticar atividades físicas estão diminuindo, já que há menos brincadeiras a céu aberto, além da redução da educação física nas escolas. 

Por isso, é essencial estimular as crianças a brincarem em playground, que são espaços abertos, onde elas podem correr, pular, gastar calorias e, de quebra, obter uma série de benefícios à sua saúde. 

A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

Quais são os benefícios das atividades físicas para as crianças? 

Em linhas gerais, melhoria da saúde física e mental nas crianças que brincam e se exercitam está comprovada cientificamente.

Porém, ao analisar a questão mais a fundo, é possível perceber que os benefícios vão ainda além disso e podem, realmente, mudar positivamente a vida das crianças.

A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

Os principais benefícios do uso de playground na escola, para  são os seguintes: 

Saúde física

- Fortalecimento cardíaco

O coração é um músculo, e seu desempenho melhora quando é exercitado, assim como acontece com os demais músculos.


Conforme a criança se exercita, o coração se torna mais forte e eficiente em suas ações, como no ato de bombear o sangue pelo corpo, o que por sua vez pode reduzir as chances de doenças cardíacas. 

- Fortalecimento pulmonar

A eficiência dos pulmões também melhora quando eles são exercitados, o que permite a entrada de mais oxigênio no corpo e a consequente expulsão de mais dióxido de carbono.

Assim, é possível aliviar a queda natural de ingestão de oxigênio que acontece com a idade. 

- Fortalecimento ósseo

Os ossos crescem mais fortes quando são submetidos a atividades físicas.

Certos exercícios, como caminhadas, corridas, dança e tênis, entre outros, podem melhorar a densidade óssea e, com isso, prevenir o aparecimento da osteoporose, condição que torna os ossos frágeis. 

- Redução dos riscos de diabetes

Atividades físicas diminuem os níveis de açúcar do sangue, já que incita os músculos a consumirem mais glicose da corrente sanguínea como fonte energética, de modo que o desempenho na atividade física melhore.

Isso está diretamente associado a um menor risco de desenvolver diabetes. 

- Regulação da pressão sanguínea

Exercícios físicos regulam e diminuem a pressão de duas formas: primeiro, o colesterol e as gorduras são reduzidas no sangue, o que torna as paredes dos vasos sanguíneos mais flexíveis.

Além disso, o estresse, conhecido por poder resultar em pressão alta, também é reduzido com atividades físicas. 

- Prevenção de câncer

Quem se exercita regularmente tem menor incidência de câncer devido ao controle de peso, à redução dos níveis de insulina e ao fortalecimento do sistema imunológico.

- Controle de peso

Crianças (e adultos) sedentárias tendem a ingerir mais calorias do que precisam, as quais são armazenadas na forma de gordura e começam a se acumular, o que pode resultar em sobrepeso e, consequentemente, em diabetes e doenças no coração. 


A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

Saúde mental 

- Melhoria do humor

Estudos já mostraram uma correlação entre exercícios e efeitos positivos ao humor.

Um neurotransmissor específico, a serotonina, é capaz de trazer sentimentos de prazer, melhorar o apetite e diminuir a incidência de sentimentos negativos relacionados à depressão. 

- Diminuição do estresse 

Outro benefício é a redução dos níveis de estresse e ansiedade, bem como o combate a outras tensões mentais.

Depois de se exercitar, o corpo fica com níveis elevados de norepinefrina (também chamada de noradrenalina) no cérebro, que modera a resposta cerebral ao estresse. 

- Aumento da autoconfiança

O estudo “A Longitudinal Assessment of the Links Between Physical Activity and Self-Esteem in Early Adolescent Non-Hispanic Females”, publicado pelo National Institute of Health, mostrou que atividades físicas estão relacionadas a uma melhora na autoestima e na autoconfiança, independentemente de idade, gênero ou peso. 

- Melhoria das funções cognitivas

Muitos estudos já abordaram a relação entre exercícios cardiovasculares e a neurogênese, que é o processo de criação de novas células cerebrais, as quais melhoram o desempenho geral e a funcionalidade do cérebro.

Outro estudo, “Effects of the FITKids randomized controlled trial on executive control and brain function”, disponível na US National Library of Medicine National Institutes and Health, afirma que crianças que se exercitam são melhores na “inibição atencional”, ou seja, a habilidade de bloquear informações irrelevantes e se concentrar em determinadas atividades, além de potencializar a capacidade de alternar entre atividades cognitivas.

A finalidade dos parques de diversão vai além da diversão, o playground também auxilia no desempenho escolar!

Exercícios físicos são indispensáveis para crianças, portanto o playground é de grande ajuda no processo.

Fica claro que a realização de atividades físicas é determinante para o desempenho físico e mental das crianças, e que a abstenção de tais atividades pode trazer os efeitos reversos.

Por isso, é essencial que elas sejam incentivadas a brincar e, ao mesmo tempo, se exercitar. 

Seja no playground da escola, na casa dos amigos ou em uma academia ao ar livre, o ideal é que as crianças façam exercícios físicos.

Isso fará com que elas tenham um desempenho físico e mental superior, não apenas na infância, mas que também poderá ser carregado pelo restante de suas vidas, principalmente com a manutenção de uma rotina saudável.


Colaboração de texto:
Beatriz Souza




Bjinhos e até próxima!







*Imagens retiradas do Google!

20 comentários:

  1. ah adorei! criança saudável é criança que brinca!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. acho super válido tudo que contribui para o desenvolvimento infantil

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha ficar sabendo que o playground além de ser uma diversão para as crianças ainda influência no desempenho delas, além de ter muitos benefícios, um playground é importante na vida de uma criança, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Quantos benefícios para os pequenos e o melhor que é de maneira divertida <3

    ResponderExcluir
  5. Tenho boas lembranças e agora saber o quanto faz bem para a mente e corpo...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  6. Ooie, adorei seu blog flor, seguindo♥
    beijos!*-*

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Realmente são diversos benefícios, é importante as escolas adotarem ter um lugar para as crianças brincarem e se desenvolverem

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca analisei/pensei no playground dessa forma! Amei demaissss

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post, na escola do meu sobrinho tem e ele brinca demaisss. Não sabia que o playground tinha tantos benefícios

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Em tempos de smartphones e tablets, crianças brincando em parquinhos e playgrounds parece cada vez mais raro. O que não deixa de ser uma pena. Nem precisa de pesquisa científica para saber que tanto pela ludicidade quanto pelos próprios benefícios em relação à saúde, brincar ao ar livre é sempre muito bom!

    ResponderExcluir
  11. oi!
    Toda criança adoro playground :D e eles ajudam no desenvolvimento das crianças ajudando também na pratica de exercícios...

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo totalmente que criança precisa extravasar a energia, elas precisam de atividade, amei esse post, bem de acordo com o que eu penso!
    Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  13. Alem de todos esses beneficios citados, é uma ótima maneira de ter um tempo de qualidade com os pequenos! Envolvimento pais e filhos.

    ResponderExcluir
  14. Sou pedagoga e afirmo sobre essa importância no desenvolvimento da criança seu post ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Seu layout tá lindo, parabéns!
    E o post super completo, realmente isso ajuda muito as crianças , é necessário
    Deixar a criança só no tablet, celular prejudica demais

    ResponderExcluir
  16. Eu pretendo me forma em pedagogia, eu amei seu post!

    ResponderExcluir
  17. OI Marisa,os playgrounds são muito importantes. Seria muito bom se os nossos governos tivessem essa consciência e esse cuidado para disponibilizar playgrounds nos espaços públicos. E seria muito bom se a população usasse os que tempos disponíveis com zelo e cuidado para termos sempre. Eu fico muito feliz quando vejo uma pracinha com um espaço legal para as crianças se desenvolverem enquanto brincam.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  18. Que bacana o seu post, nunca tinha lido a respeito em nenhum lugar. É um ótimo post para ajudar os papais e educadores de plantão. Adorei!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que interessante isso, adorei o post, realmente as crianças precisam se exercitar mais, e menos celulares e tablets

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.