Comuns no verão: infecções urinárias e como tratá-las de forma natural



Estudos comprovam que as infecções urinárias, que têm maior incidência no verão, podem ser tratadas de forma natural - sem o uso de antibióticos - com o cranberry e a D-manose; consultar um médico é recomendável
Você sabia que as infecções do trato urinário (ITUs) causadas por bactérias estão entre as condições médicas mais comuns e recorrentes especialmente para as mulheres? Pesquisas apontam que tais infecções - que podem afetar a uretra, a bexiga, os ureteres e os rins - afetam mundialmente mais de 150 milhões de pessoas por ano. Ainda, dados apontam que 40% das mulheres e 12% dos homens têm, pelo menos uma vez durante a vida, alguma dessas ITUs. Dessas mulheres, cerca de 25% terão duas ou mais vezes em um período de seis meses.
A explicação para que essas infecções sejam mais presentes nas mulheres é a anatomia feminina: com a uretra mais curta e próxima ao ânus, as bactérias têm acesso mais fácil à bexiga. A seguir, a Dra. Elisa Urban esclarece algumas questões sobre esse tema e oferece dicas para evitar a recorrência de infecções e melhorar a saúde do trato urinário:
Por que as infecções urinárias são mais comuns no verão?
De acordo com a Drª Elisa, ficar com o biquíni molhado por tempo indeterminado é um fato bastante comum no verão. “Com a umidade e o calor, mais os tecidos sintéticos, é facilitada a proliferação das bactérias no sistema urinário, por essa razão, a incidência das infecções do trato urinário no verão é maior”, explica.
Cranberry: busca por alternativas terapêuticas mais naturais
O tratamento médico padrão para as ITUs é o uso de antibióticos. No entanto, segundo a médica, com o grande número de mulheres que apresenta infecções recorrentes, vemos uma crescente incidência da resistência das bactérias - e também o ciclo vicioso que envolve o uso de antibióticos, o que pode causar a destruição da microflora benéfica do intestino.
Levando esses fatores em consideração, a busca por outras alternativas terapêuticas e preventivas é justificada. “A mais conhecida opção natural preventiva e para tratamento de infecções urinárias é o cranberry: fruto de sabor ácido, classificado dentre os 50 mais potentes alimentos antioxidantes. Isso porque ele fornece uma classe de flavonoides com ação antimicróbica. Um estudo de 2009 comprovou o cranberry como quase igualmente eficaz ao antibiótico, mas sem os efeitos colaterais”, detalha.
D-manose: efeito protetor no organismo
Já a D-manose é um açúcar natural produzido pelo nosso corpo, mas também é encontrada em alimentos como berinjela, feijão, amora, maçã, pêssego e em maior quantidade no cranberry. Sua ligação com as infecções urinárias é a seguinte: as bactérias E. Coli causam 90% das ITUs. Uma vez que essas bactérias entram no trato urinário, elas se prendem às células, crescem e causam a infecção. Pesquisadores vêm provando que a D-manose funciona para tratar ou prevenir infecções, impedindo a retenção dessas bactérias. 
Enquanto a D-manose estiver no trato urinário, ele pode se ligar às bactérias E. Coli que podem estar no organismo. Como resultado, as bactérias não podem mais se ligarem às células e causar infecção. 
Um estudo publicado no World Journal of Urology reuniu um grupo de 308 mulheres com um histórico de infecção urinária recorrente e dividiu-as em três grupos: grupo D-manose, grupo antibiótico e grupo placebo. Após seis meses de tratamento, das 103 mulheres que foram tratadas com D-manose, apenas 15 apresentaram infecção recorrente. Enquanto do grupo antibiótico, foram 21 e 62 do grupo placebo.
Pro e prebióticos: uma outra estratégia contra a infecção do trato urinário
Segundo a médica, “uma das estratégias para reduzir os efeitos colaterais dos antibióticos é o uso dos probióticos (bactérias benéficas) e prebióticos (o alimento necessário dessas bactérias benéficas) para restaurar o equilíbrio da flora intestinal após tratamento com antibióticos ou desequilíbrios imunológicos”.
Hábitos simples e eficazes que evitam as UTIs e melhoram a saúde do trato urinário
  • Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, carqueja, erva-doce) pois ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária;
  • Não segurar e urinar sempre que sentir vontade;
  • Para as mulheres: após urinar ou realizar suas necessidades fisiológicas, sempre limpar a região de frente para trás, para não levar as bactérias do ânus para o trato urinário. 
  • Higienizar a área íntima antes e depois da relação sexual, de preferência com uma ducha;
  • Evitar o uso de desodorantes íntimos.
Não deixe de consultar um médico
Se os sintomas da infecção não amenizam em pelo menos três dias é importante a ida a um médico para que sejam realizados exames e obter informações  detalhadas e personalizadas sobre o que está acontecendo com o seu organismo.
Cranberry Lift: um aliado para o verão
A fórmula do Cranberry Lift, da Essential Nutrition, traz a combinação do Cranberry Americano, fonte de proantocianidinas tipo A (PACs-A) - excelentes antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos - com a D-manose, que é o grande diferencial da fórmula. Foi desenvolvido com cranberry padronizado, que é 6 vezes mais concentrado que a fruta in natura, e pode contribuir com a saúde do trato urinário. Tome um sachê ao dia para prevenir infecções durante o verão ou as relações sexuais. Em caso de infecção já estabelecida, é importante a realização de um exame e orientação do seu médico  
Preço sugerido: R$125,00 - box com 20 sachês de 5g

Essential Nutrition: expertise farmacêutica com nutrição funcional
Concebida no Brasil em 2011, a Essential Nutrition hoje já atua em mais de 10 países. Seguindo a expertise farmacêutica da Essentia Pharma, a marca foi criada a partir da vontade de seus idealizadores de reunir em seus produtos o que eles não encontravam em nenhum outro. Já são mais de 100 itens, como suplementos nutricionais, superfoods, linha clínica e acessórios. Todos desenvolvidos com fórmulas inteligentes e deliciosas, apenas com as melhores matérias-primas do mundo, sem adição de açúcar, conservantes, glúten, lactose, corantes ou adoçantes artificiais. Além disso, contam com adição de proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais em sua melhor forma e na proporção ideal para maior absorção. Tanto cuidado fez da Essential Nutrition a primeira marca brasileira de suplementos a entrar no Whole Foods UK (maior rede de supermercados de produtos saudáveis do mundo). Saiba mais: www.essentialnutrition.com.br

Um comentário:

  1. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Dicas Maquiagem Online

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.