Ômega 3, as propriedades anti-inflamatórias desse poderoso nutriente



Novas pesquisas expandem os poderes anti-inflamatórios do ômega 3

Dra. Maria Inês Harris, consultora da Biobalance, comenta alguns trabalhos mais recentes, no Brasil e no mundo, sobre as propriedades anti-inflamatórias desse poderoso nutriente.

Ao mesmo tempo em que os benefícios do ômega 3 para a saúde humana - entre eles o seu poder anti-inflamatório - já estavam comprovados, quanto mais pesquisas são feitas, mais ocorrem novas descobertas sobre as propriedades desses ácidos graxos poli-insaturados, que deveriam já fazer parte da rotina nutricional de tantos brasileiros.

"A ingestão diária e em quantidade ideal desse nutriente traz, comprovadamente, melhora nos quadros inflamatórios, como os envolvidos em algumas doenças de pele, como a psoríase e a dermatite.

Além disso, ele é um aliado da saúde do coração, pois contribui de forma significativa para a redução dos triglicerídeos", afirma a Dra. Maria Inês Harris, Ph. D e consultora da Biobalance.

Um dos trabalhos mais recentes foi publicado em março no jornal Arthritis Care & Research.

Nesse estudo, observou-se que o consumo elevado de ômega 3 pode ajudar na melhora do quadro de artrose nos joelhos, caracterizado pela condição inflamada das estruturas articulares (cartilagem, membrana e líquido sinovial).


Os pesquisadores avaliaram 2.092 pacientes com artrose ao longo de 4 anos, monitorando sua ingestão de gorduras totais, inclusive ômega 3.

Para analisar a progressão do quadro, mediram o espaço entre os ossos que se juntam nos joelhos, normalmente a principal causa da dor e inflamação.

De acordo com os resultados, as pessoas que consumiram mais ácidos graxos mono e poli-insaturados tiveram uma perda menor nesse espaço, caracterizando o controle da doença.

Em Londres, também no início deste ano, um grupo de pesquisadores descobriu novos poderes anti-inflamatórios e preventivos do ômega 3.

Os cientistas apuraram que uma dieta rica nesse nutriente pode precaver problemas inflamatórios do intestino, como a Doença de Crohn, além de outras patologias graves, como obesidade e diabetes.

O trabalho contou com a participação de 876 mulheres, cujo microbioma intestinal foi examinado, bem como a ingestão de ômega 3.

Segundo os resultados obtidos e publicados no jornal Scientific Reports, as mulheres que consumiam maior quantidade do ômega-3 apresentavam, relativamente, uma flora intestinal mais equilibrada (bactérias boas x ruins), além um número maior de nutrientes no sangue.


Pesquisa brasileira


Um grupo acadêmico no Brasil também realizou recentemente uma pesquisa sobre a atuação do ômega 3 em processos inflamatórios.

O trabalho foi publicado em julho na revista Metabolic Brain Disease e teve como foco os benefícios da suplementação para a proteção da memória e diminuição da resistência à insulina e dos marcadores de inflamação.

"Relacionando os resultados, podemos concluir que a ingestão de ômega 3 pode ser muito benéfica ao sistema nervoso, inibindo a progressão da neuro inflamação, inclusive nos quadros de obesidade", declara a consultora da Biobalance.

Sobre a base de ingestão por meio do consumo alimentar, principalmente de peixes com alto teor do nutriente, não é raro que a carne desses animais esteja contaminada por metais pesados como o mercúrio, que são prejudiciais à saúde e acabam inclusive comprometendo a absorção de ômega 3 pelo organismo.

Dessa forma, uma alternativa a essa ingestão do ácido graxo é a suplementação por meio de cápsulas que contenham apenas ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa (EPA e DHA) e sejam altamente purificadas, livres de colesterol, metais pesados ou contaminantes, como o OmegaPURE da Biobalance, vendido em farmácias de manipulação em todo o país.



Sac da Biobalance

Fone: 0800-771-8438

12 comentários:

  1. Poxa nem sabia que tinha tantos benefícios. Amei saber mais! Beijinhos... Au revoir!

    ResponderExcluir
  2. É muito legal quando conseguimos saber de forma rápida e resumida tantos benefícios sobre algo. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. omega 3 tem mesmo propriedades maravilhosas pro nosso corpo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. OII!!
    O ômega 3 é maravilhoso e seus benefícios são excelentes :D aqui em casa tomamos ômega 3 ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Fernanda muito bom saber mais sobre os benefícios do ômega 3, o ômega 3 possui boas propriedades para o nosso corpo. Ótimas informações sobre o ômega 3 é sempre bom a gente ficar sabendo sobre esse assunto que é importante para a nossa saúde, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é maravilhoso demais, eu comecei a tomar as cápsulas mas aí minha médica sugeriu que eu trocasse por peixes por enquanto pq a minha necessidade ainda não é alta. Mas as capsulas são muito mais práticas rs

    ResponderExcluir
  7. Ômega 3 realmente é uma maravilha! Tem muitos benefícios, muito bom o post! ♥

    ResponderExcluir
  8. Propriedades ótimas e que muito nos auxiliam!

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite, realmente ômega 3 excelente para saúde, eu como muito peixe e também tomo cápsula de ômega.

    ResponderExcluir
  10. Essencial para a saúde, aqui em casa não falta bjo

    ResponderExcluir
  11. Nem me fale, como estou sentindo falta de ômega 3. Preciso voltar a consumir urgente!

    ResponderExcluir
  12. Amei conhecer mais sobre suas propriedades.. Sei o quanto faz bem..
    Utilidade publica seu artigo, parabens.

    Beijo ♥
    Como fazer lembrancinhas personalizadas

    ResponderExcluir

É sempre bom saber que você tirou um tempinho para me visitar e comentar.

Isso me deixa muito feliz e agradecida!

Tecnologia do Blogger.